Campeão olímpico de natação participou de encontro virtual que marcou o início do semestre letivo na Universidade Tiradentes 

Uma conversa franca, acolhedora e motivadora marcou o início do semestre letivo 2022-1 para os alunos da Universidade Tiradentes (Unit), que se encontraram na noite desta segunda-feira (14) com César Cielo, campeão olímpico e tricampeão mundial de natação. Ele foi o convidado do evento de boas-vindas aos alunos da instituição, que foi transmitido do campus-sede do Grupo Tiradentes, em Aracaju (SE), pelo canal da Unit no YouTube. A transmissão foi para todos os estados onde o Grupo possui campi e polos de Ensino à Distância (EaD).

O principal objetivo do evento foi apresentar a estrutura e o funcionamento dos cursos da Unit em suas modalidades presencial e de EaD. Também foram destacados vários diferenciais oferecidos pela instituição em seus cursos, como o Unit Carreiras, o Programa de Gestão de Aprendizagem e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, que integram o modelo acadêmico da Experiência Acadêmica Tiradentes.

“Começa agora uma nova e inesquecível fase da vida, na qual o conhecimento acadêmico abrirá portas para um futuro exitoso. Com muito orgulho, asseguro que os estudantes têm acesso na nossa instituição a um corpo docente de altíssimo nível e uma estrutura que vai inspirar os alunos a realizarem os seus projetos de vida em todos os campi e Polos EaD da Unit”, afirmou, em sua mensagem, o reitor da Unit e fundador do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, destacando a importância desse momento para o futuro profissional dos alunos.

Cesar Cielo dividiu com os estudantes a sua história inspiradora de superação, otimismo e transformação que o levou às vitórias em sua carreira de sucesso. Único campeão olímpico da natação brasileira e detentor de três medalhas olímpicas, conquistadas nas edições de Pequim/2008 e Londres/2012, conquistou ainda 11 medalhas em Mundiais (Indianápolis/2004, Roma/2009, Dubai/2010, Xangai/2011 e Barcelona/2013) e oito em Jogos Pan-Americanos (Rio de Janeiro/2007 e Guadalajara/2011). Ele também é o recordista mundial dos 50 metros (20s91) e dos 100 metros (46s91) no estilo livre.

Lições do esporte 

Ao fazer um paralelo entre a vida acadêmica e a carreira esportiva, e como os alunos podem usar as lições do esporte para ser bem-sucedido na universidade, o nadador paulista disse que “a rotina de um campeão olímpico não é muito diferente de um estudante que se dedica à sua graduação” e que o trabalho deixa de ser penoso quando os desejos e objetivos estão bem definidos. Para o nadador, esse caminho precisa ser traçado passo-a-passo, buscando melhorar seu desempenho a cada dia.

“Não olha pro diploma, pra daqui a seis anos. Daqui pra lá, a gente não sabe o que vai acontecer. A gente tem que viver esse momento. O que funcionou e passou é experiência, põe na sua biblioteca interna. E o que está vindo não te ajuda agora. O que você pode fazer agora? Ser melhor do que ontem. E assim você vai caminhando e melhorando. As pessoas se empolgam pra voltar e melhorar. A gente gosta de ser melhor no que está fazendo, e esse crescimento acumulado é uma coisa que nos traz uma confiança e uma felicidade muito grande”, diz Cielo.

Sobre a persistência na hora de ir atrás dos sonhos, Cielo reiterou para os alunos a importância de se dedicar desde o início da jornada. “Eu sempre insisto na importância da simplicidade e do alinhamento com as nossas expectativas, desejos e sonhos. O primeiro passo é o mais difícil, e, se tem uma coisa que o esporte me ensinou é que a gente só aprende fazendo. Coloquem em prática o sonho de vocês”, destacou.

Além do esportista, o encontro contou ainda com mensagens de boas-vindas de pró-reitores, coordenadores de área e outros gestores, sendo prestigiado por calouros e veteranos de cursos presenciais e EAD, além de docentes e colaboradores. Eles ainda receberam orientações de biossegurança para o enfrentamento da Covid-19 durante o retorno das aulas presenciais para os alunos. Além disso, quizzes de perguntas e respostas distribuíram brindes das lojas Americanas, Le Biscuit e Renner para os participantes que acompanhavam a live pelo chat do YouTube.

 

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]