Maringá

Prefeitura de Maringá adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e recebe selo do TCU

Mileny Melo/PMM
A Prefeitura de Maringá aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) – E-Prevenção, que tem objetivo de auxiliar o gestor a ter maior segurança para tomada de decisões, realizar pagamentos e assinar atos e contratos. É uma forma de prevenção de fraude ou de corrupções derivadas de fragilidades estruturais na gestão municipal.

Com a adesão, a Prefeitura recebeu da Rede de Controle da Gestão Pública o selo de participante e tem acesso ao sistema e-Prevenção por meio da Secretaria de Compliance e Controle, criada este ano pela gestão Ulisses Maia. O e-Prevenção é uma plataforma de autosserviço para auxiliar as organizações públicas e diagnosticar suscetibilidade à corrupção e a melhorar os sistemas institucionais de prevenção.

Para Ulisses Maia, a adesão contribui para garantir a transparência pública, “que, acima de tudo, é dever do município”. Ele lembra a importância da criação da Secretaria de Compliance e Controle e pontua que “o melhor caminho é a prevenção e a destinação correta dos recursos públicos, pois quando há corrupção, a maior vítima é a população”.

A secretária de Compliance e Controle, Camille Faccin, explica que o sistema e-Prevenção auxilia as boas práticas pela administração municipal.  Ela acrescenta que a implantação do sistema conta com a participação das demais secretarias da Prefeitura de Maringá, evidenciando que é de suma importância este suporte para as demais atividades do programa.

Gerente de Normas, Procedimentos e Projetos, Hebert Villela, frisa que o sistema não impede totalmente a corrupção em qualquer parte do mundo, mas é uma ação preventiva que diminui riscos, detecta casos que tenham ocorrido, aumentam a capacidade de investigação e correção desses casos e, por fim, monitora o sistema de integridade montado para que seja continuamente aprimorado.
Prefeitura de Maringá adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e recebe selo do TCU
Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessadas

Topo