Contar com uma qualificação pode ser um grande diferencial para conseguir uma vaga de emprego em um mercado altamente competitivo. A mão-de-obra qualificada tem se tornado um dos pré-requisitos da maioria das empresas na hora de contratar.

Dessa maneira, muitos trabalhadores passaram a procurar cursos profissionalizantes para melhorar seus currículos. De acordo com os dados da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2022, feita pelo MEC, a procura por educação profissional aumentou em 13,7% no ano passado.

Um dos motivos para o aumento no número de matrículas em escolas de ensino profissionalizantes, de acordo com o Ministério, é o atrativo da inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Visualizando esse cenário altamente positivo e em ritmo de crescimento, os jovens empreendedores Lucas Lopes da Silva, 30 anos, e Deivide Nascimento, 28 anos, investiram em uma unidade da franquia Via Certa Educação Profissional – rede especializada em cursos profissionalizantes – na cidade de Maringá/PR.

“Assumimos a unidade no início do mês de maio e encontramos uma escola muito bem estruturada. A franquia está em um momento de crescimento e expansão das vendas, sendo isso uma das coisas que mais nos chamou a atenção”, comenta Lucas.

Caminho até o empreendedorismo

Apesar de terem observado que o setor de educação é um bom nicho para empreender, tanto Lucas como Deivide nunca tiveram experiência no ramo. Ambos contam com conhecimento na área corporativa, mas sempre no ambiente comercial.

“Sempre atuamos como vendedores e coordenadores de vendas. Depois de um tempo resolvi sair desse setor e passei a trabalhar como gerente comercial. Após um ano eu decidi sair dessa empresa e foi quando resolvemos começar a procurar negócios para investir”, detalha Silva.

Lucas ressalta que irá trabalhar exclusivamente com a franquia, porém seu sócio irá continuar no emprego. “Estarei me envolvendo diretamente em todos os assuntos da operação no dia a dia. Acho importante alguém estar presente na rotina do trabalho, e esse será o meu papel. Porém, o Deivide, se envolve bastante, à noite ou aos sábados acaba assumindo atividades que podem ser resolvidas remotamente.”

Tomada de decisão

Antes de investir em um negócio é necessário pesquisar muito bem o nicho que irá investir, como funciona a franquia que deseja, como está aquele mercado, a economia do município e outros pontos.

Dessa maneira, a cidade de Maringá é vista com bons olhos para o empreendedorismo, pois os indicadores econômicos e a qualidade de vida colocam o local em destaque nacional. Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal, Maringá é a segunda melhor cidade para empreender no Paraná e a 20º no Brasil.

O franqueado da escola de cursos profissionalizantes, afirma que o município escolhido para investir em uma franquia faz toda diferença. “Chegamos na Via Certa através de uma indicação. Acabamos assumindo uma unidade que já estava em andamento e isso foi muito positivo. O modelo de negócio fez diferença e também o fato de trabalhar com educação, que traz um senso de propósito muito legal.”

Mercado de trabalho

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2022 Maringá abriu 4.241 novos empregos com carteira assinada. Somente em janeiro deste ano, o terceiro maior município do Paraná, criou 297 novas vagas, sendo uma das cidades com a maior geração de emprego do estado.

Uma escola de ensino profissionalizante caminha lado a lado do mercado de trabalho, pois as empresas necessitam de trabalhadores qualificados. “Hoje, observamos que a cidade de Maringá é um dos municípios que mais crescem no Paraná, talvez no Brasil. Então a atividade econômica é bem aquecida e com um maior número de vagas nos setores do varejo e serviços”, conta Lucas.

O franqueado da Via Certa ainda afirma que se qualificar profissionalmente coloca o candidato na frente de muitas pessoas. “Embora tenhamos uma taxa de desemprego alta no Brasil, as empresas têm muita dificuldade em contratação, pois falta qualificação. Então quem se propõe a se especializar através de cursos, tem um diferencial grande em comparação com outros trabalhadores.”

Cursos em alta

A Via Certa de Maringá conta com mais de 40 cursos profissionalizantes em sua grade. Além disso, alguns cursos voltados para a área de tecnologia têm obtido alta demanda no município.

“Os cursos de programador e informática, na área de beleza, como técnicas de maquiagem, alongamento de cílios, depilação e o de veterinária (pequeno e grande porte) já são um sucesso e estão com turmas lotadas”, afirma Lucas.

A expectativa dos franqueados é que eles consigam obter o retorno do investimento em até um ano e o planejamento dos empreendedores e de investir em mais unidades em todo estado do Paraná. 

Sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa Educação Profissional é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 40 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são 50 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 84 mil na modalidade física. 

SERVIÇO: 

Via Certa Educação Profissional 

Avenida Prudente de Morais, 842, Maringá/PR.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]