Levantamento mostra que busca por novo jogo de futebol da EA é a menor em oito anos
O lançamento do mais recente jogo de futebol da Eletronic Arts (EA) foi o que menos gerou buscas na internet nos últimos oito anos. Levantamento do “Torcedores.com” mostra que o EA Sports FC 24, desde o dia 29 à venda, não conseguiu mobilizar os jogadores da mesma forma que os sete simuladores lançados nos anos anteriores.
A pesquisa levou em consideração o volume de busca no Google no mês de lançamento dos jogos. Havia uma expectativa em torno da edição deste ano do game da Eletronic Arts, por ser o primeiro desde que a desenvolvedora abriu mão de usar o nome “Fifa” nos games.
Por conta disso, o levantamento contabilizou tanto as buscas pelo termo “EA FC 24” quanto pelo nome “Fifa 24”. Mesmo somados, os resultados não melhoram a posição do jogo. Foram pouco mais de 3,8 milhões de buscas no último mês de setembro.
O jogo traz pela primeira vez na capa o atacante norueguês Erling Haaland, do Manchester City, um dos grandes nomes do futebol mundial na última temporada e entre os favoritos para ser eleito o melhor jogador do mundo no Fifa The Best 2023.
Os reviews de alguns dos principais sites de games do mundo apontam para talvez alguns dos motivos para a baixa expectativa em torno do jogo: a falta de grandes novidades nos modos de jogo, gráficos e jogabilidade.
Entretanto, a falta de evolução não afetou o nível das vendas até agora. Nas primeiras semanas antes do lançamento, o jogo apareceu como o um dos mais vendidos do mundo. Na plataforma Steam, a versão para PC ocupa os primeiros lugares desde que ficou à disposição dos jogadores.
Fifa 19 no topo
O levantamento descobriu que o Fifa 19 foi o jogo que gerou a maior expectativa na comunidade gamer. Foram mais de 12 milhões de buscas sobre o jogo que trouxe Cristiano Ronaldo na capa do game, na temporada de transferência do craque português para a Juventus.
O jogo gerou grande expectativa na época por ter sido o primeiro em que as competições de clubes da Uefa foram incluídas: Liga dos Campeões, Liga Europa e Supercopa da Uefa.
Além disso, foi anunciado que seria o último Fifa lançado para os videogames Xbox 360 e Playstation 3.
Com cerca de 8,5 milhões de buscas no Google no mês em que foi lançado, o Fifa 18 aparece em segundo lugar, edição da franquia que é considerada uma das mais bem sucedidas já lançadas. O jogo contou pela primeira vez com Cristiano Ronaldo na capa, o que ajudou a aumentar a expectativa em torno do game. Além disso, teve grandes melhorias no gameplay em comparação à edição anterior.
Completa o pódio a última edição do jogo ainda com a marca Fifa no nome. Com 8,2 milhões de buscas, o Fifa 23 teve como um dos principais destaques o fato de contar com clubes de futebol feminino pela primeira vez, com equipes da Inglaterra, da França, da Champions League Feminina e do Campeonato de Futebol Feminino dos EUA.
O top-10 de buscas dos jogos de futebol da EA:
Fifa 19 – 12.428.100 buscas
Fifa 18 – 8.559.900
Fifa 23 – 8.192.599
Fifa 20 – 8.165.950
Fifa 16 – 7.967.400
Fifa 22 – 7.704.930
Fifa 21 – 6.686.316
Fifa 17 – 5.813.300
EA FC 24 – 2.290.744
Fifa 24 – 1.541.785