Nesta segunda-feira (17) os proprietários de veículos paranaenses começam a realizar os pagamentos do IPVA, recurso que não somente será destinado a manutenção da infraestrutura rodoviária, mas também para áreas como saúde, educação e segurança.

O valor pago por cada contribuinte varia conforme o ano e o modelo do veículo. E na intenção de auxiliar quem usa o carro como instrumento de trabalho, o deputado estadual Requião Filho propôs na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para que veículos que custem menos de 100 salários mínimos tenham redução de 3,5% para 1% na alíquota. Porém, para o PL 671/2021 passar a valer para o próximo ano, o tema terá que ser colocado em pauta entre os deputados do legislativo estadual ainda este ano.

Outro projeto de autoria do deputado que aguarda votação é o PL 522/2020, que pretende deixar mais transparente as informações sobre a destinação dos recursos, tal qual o IPVA. Apresentada há dois anos, a proposta pretende instituir a Lei de Dados Abertos no Estado, onde os gastos públicos seriam divulgados na internet de maneira mais clara, estruturada e acessível à população.

“Este projeto é uma arma contra a corrupção e exige do Estado a devida transparência de como é gasto o dinheiro público, não só do IPVA mas o dinheiro de todos os nossos impostos. A medida representaria um avanço, tornando o Paraná mais colaborativo e democrático. Mas até agora, só tem encontrado barreiras. Parece que o governo não gosta dessa ideia de ser mais transparente e o combate à corrupção fica só na teoria, só na propaganda, porque na prática, nós continuamos no escuro”, justificou o deputado.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]