INC orienta cidadãos sobre prevenção de doenças cardiovasculares em atividade no Largo do Machado
Evento “Você cuida do seu coração?”, que será realizado na quinta-feira (3/8), é parte das comemorações pelo cinquentenário do Instituto Nacional de Cardiologia
O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), instituição de referência do Ministério da Saúde em tratamento e políticas públicas relacionadas à saúde cardiovascular, realiza na quinta-feira, 3 de agosto, das 8 às 12h, no Largo do Machado, evento de promoção da saúde cardiovascular para a população, como parte das comemorações pelos seus 50 anos.
A campanha “Você cuida do seu coração?” tem como objetivo educar os cidadãos sobre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e a importância da adoção e manutenção de hábitos saudáveis para a prevenção das doenças cardíacas.
Com a ajuda de um questionário abordando diversos hábitos de vida dos entrevistados, os profissionais do INC poderão estimar o risco de essas pessoas desenvolverem doença cardiovascular em um determinado período de tempo e orientá-las sobre a importância de intervenções preventivas, como a adoção de hábitos saudáveis, e a necessidade de acompanhamento médico regular.
Os profissionais realizarão palestras rápidas com pequenos grupos, educando sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares e o impacto da adoção de hábitos saudáveis. Uma equipe multidisciplinar estará presente para orientar a população para o reconhecimento de seus fatores de risco e orientação para a promoção da saúde cardiovascular.
“O objetivo da campanha é promover a saúde cardiovascular da população e levar ao conhecimento do público como o reconhecimento precoce dos seus fatores de risco e modificação do estilo de vida é um caminho para uma longevidade saudável.
A identificação de comportamentos e fatores de risco para as doenças cardíacas é importante para a realização de um plano de cuidados individualizado. Muitos destes pacientes são assintomáticos e não procuram por atenção e orientação médica e da equipe multidisciplinar da saúde, por falta de conhecimento sobre sua saúde e seus riscos de adoecerem. Nós queremos promover a saúde, não só tratar a doença”, afirma a Dra. Ana Patrícia Nunes Oliveira, cardiologista do INC.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Somente de 2017 a 2021, causaram as mortes de 7.368.654 brasileiros. Dados de uma pesquisa recente do INC mostram que o número de internações por infarto no país subiu cerca de 158% no período de 2008 a 2022, tanto entre homens quanto entre mulheres.
Além de serem a maior causa de mortalidade, as doenças cardiovasculares também são importantes causas de morbidade, ou seja, adoecimento e perda de qualidade de vida, que podem ou não envolver afastamento do trabalho ou aposentadorias precoces, por exemplo.
Os fatores de risco clássicos para as doenças cardiovasculares – tabagismo, hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados, obesidade, sedentarismo e diabetes – são conhecidos pela população, ressalta a médica. No entanto, muitas pessoas não apresentam sintomas dessas doenças por um longo tempo e apenas procuram assistência médica quando a doença já está mais avançada.
“Quando a manifestação da doença acontece, em muitas ocasiões não é possível restaurar a sua autonomia e funcionalidade”, destaca a dra. Ana Patrícia. “Promover a saúde e prevenir doenças é sempre o melhor caminho, porque pode evitar complicações que interferem na qualidade de vida do indivíduo.”