Com inscrições gratuitas abertas no site www.umnovoolhar.art.br, evento é destinado a educadores, artistas e especialistas, com ou sem deficiência, e acontece entre 23 a 25 de agosto, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Rio. Atividades presenciais terão transmissão simultânea pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ

Já estão abertas as inscrições para o III Encontro Um Novo Olhar de Arte-Educação +Acessibilidade, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Rio. O evento é destinado a arte/educadores/as, artistas e especialistas e interessados/as, com ou sem deficiências, do Brasil e da América Latina, o encontro tem foco na formação em arte/educação sob uma perspectiva acessível inclusiva e é uma das principais ações do projeto Um Novo Olhar, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Após dois anos com eventos realizados virtualmente, a terceira edição do encontro acontecerá em formato híbrido, com atividades presenciais e, também, com transmissão de conferências, mesas de debate e apresentações pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, com o objetivo de traduzir experiências, sotaques e perspectivas diferenciadas sobre o tema, demonstrando o panorama atual da área.

O evento terá ainda oficinas e atividades artísticas, que apresentarão um contexto da Arte/Educação inclusiva no Brasil. Toda a programação contará com interpretação em Libras, legendagem e audiodescrição, tanto no modo presencial quanto na transmissão virtual, e também com mediação acessível e acessibilidade física no espaço de realização das atividades.

A programação do encontro inclui mesas redondas sobre a arte/educação e acessibilidade e a revisão da influência da Semana de Arte Moderna de 1922, com Robson Xavier (UFPB) e Rogéria de Ipanema (UFRJ); mediação e Acessibilidade em Museus com Isabel Portela (Museu da República) e Camila Oliveira (Museu do Amanhã); acessibilidade em Teatro e Dança com Jeferson Fernandes (UFRN) e Cristiane Raposo (UFBA); acessibilidade em Música/Educação Musical antirracista com Marcelo Zig (BA) e Thelma Alvares (UFRJ). E contará com uma conferência ministrada por Ana Mae Barbosa (USP), sobre a importância da arte no processo de reconstrução humana da pessoa com deficiência, a partir da apresentação de um estudo de caso.

Serão também realizadas oficinas de recursos e tecnologias assistivas com Vera Lúcia Vieira (UFRJ) e Miryam Pelosi (UFRJ); artes cênicas, acessibilidade e educação com  Jefferson Fernandes (UFRN); multissensorialidade e performatividade dissidentes com Robson Xavier (UFPB); Teatro Acessível com Cristiane Raposo (UFBA); PCDs, pertencimento nos espaços de cultura e lazer com Marcelo Zig (BA); instrumentos da alegria com mestre Riko (Embaixadores da Alegria); Equidade no UX Writing design de experiência com Gilberto Consoni (UFRGS). E ainda apresentações artísticas do Slam Surdo (poesia em Libras) e dos Embaixadores da Alegria.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]