Projeto incentiva o empreendedorismo sustentável e a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos.

Buscando promover o empreendedorismo com sustentabilidade, os alunos Wilson Pereira Neto, Maria Eduarda de Araújo e Maria Vitória Apolinario do Colégio da Polícia Militar (5º CPM) de Foz do Iguaçu, desenvolveram um projeto que transforma óleo de cozinha usado em sabão e velas aromáticas.  

A iniciativa, que está sendo apresentada pelos estudantes na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) 2023, tem como objetivo conscientizar bares, lanchonetes e estabelecimentos sobre a importância do descarte correto de óleo de fritura, considerado uma ameaça ao meio ambiente se descartado de forma inadequada.  

Além da preocupação com a natureza, o projeto também tem o propósito de proporcionar a comunidade, uma alternativa prática, útil e de baixo custo para transformação do resíduo em renda.  

Representando a equipe, o estudante Wilson falou sobre os benefícios do projeto. “Depois de produzido, o sabão se torna solúvel em água, diferentemente do óleo, que se jogado no rio vai poluir muitos litros de água e causar um impacto ecológico gigantesco e as velas vão deixar de usar a parafina, que também é um material poluente. Esses recursos que seriam descartados, tanto o frasco de vidro, utilizado na vela, quanto o óleo, poderão ser utilizados para empreender e gerar renda”, contou.  

O trabalho contou ainda com a criação de um plano de negócio com tudo o que um empreendedor necessita para poder iniciar o seu negócio e alcançar uma renda extra, desde o marketing, até informações de mercado, plano operacional, financeiro, margens de lucro, aporte para começar e até as considerações legais.  

Oportunidades  

Segundo a aluna Maria Eduarda, a presença da equipe no evento foi incentivada pela professora orientadora, Juliana Ferreira. “É a primeira vez que participamos. Esse ano, no 3° ano, a professora Juliana comentou sobre a FIciencias e então montamos o grupo e começamos a buscar um problema, escrever e desenvolver o projeto. Não imaginamos estar em uma feira desse porte”, revelou.  

Sobre participar do evento, ela destacou: “Como eu pretendo ir para a área de química, vi que seria muito legal para a minha carreira e currículo acadêmico”. Para a sua colega, Maria Vitória, estar na FIciencias é incrível. “Quando entrei aqui e vi o tamanho da feira, as pessoas que eu adoro conversar e ver os outros projetos, achei maravilhoso”, falou.  

A professora Juliana contou como foi orientar a equipe. “Semeei a ideia e eles foram trazendo as possibilidades, avaliamos e eles foram pesquisando até acharem o caminho”, relembrou. Ela também destacou a importância da feira para os estudantes. “A FIciencias não é só uma experiência de estar apresentando, é uma experiência de vida para eles, que estão fazendo a diferença na escola, buscando conhecimento e levando aprendizado”, afirmou.  

A educadora, que participa do evento desde 2017, disse que a da ano é um turbilhão de novas emoções. “É um momento que para a gente é único, cada edição é única, porque você quer que eles consigam êxito e façam o melhor”, disse. 

FIciencias

A FIciencias 2023 chega a sua 12ª edição com o objetivo de apresentar ideias criativas e inovadoras, em diversas áreas das ciências. Além da exposição dos 184 trabalhos, a grade de programação conta com diversas atividades, como o FIciencias Kids, o Hackateens, palestras e apresentações culturais.  

A feira segue até sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, quando a partir das 9h, vão ser conhecidos os projetos premiados. O evento é realizado pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e pela Itaipu Binacional, em parceria com a UEL, UEM, Unicentro, UFFS, UTFPR e Unila, além do apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural e FozTrans.

Créditos imagens: Marcelo Guazzi/PTI

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]