Os primeiros anos de vida são o momento em que o corpo humano oferece maior plasticidade neural, o que facilita o aprendizado de diversas habilidades. Por isso, durante a infância as crianças absorvem tantas informações, além de desenvolverem seus sentidos e funções cognitivas.

Tendo em vista esse cenário, vale questionar quais as habilidades que podem ser desenvolvidas durante esse período, capazes de fomentar a formação de cidadãos globais. Algumas das competências mais exigidas no século XXI são pensamento computacional, raciocínio crítico e, principalmente, o conhecimento de uma segunda língua.

Carolina Segala, Especialista em Educação Infantil na FourC Learning, projeto voltado ao desenvolvimento profissional de educadores, explica a importância de aprender o inglês desde a infância. “Falar inglês é desenvolver a habilidade e a flexibilidade de chegar até o outro, onde quer que ele esteja, de entender a sua cultura e de contribuir para o desenvolvimento da cidadania planetária”, afirma a educadora.

A especialista comenta ainda sobre as vantagens de aprender um segundo idioma desde a primeira infância. “A aprendizagem de uma segunda língua torna-se muito mais fácil e interessante se iniciada na Educação Infantil. Quanto mais cedo, mais natural. Existem muitos benefícios em aprender um segundo idioma na infância. Estes incluem melhores habilidades de memória, melhoria na capacidade de concentração, aumento do vocabulário, entre outros. Desenvolver essas habilidades ajudará a criança a se tornarem aprendizes confiantes”, acrescenta Carolina.

A coordenadora traz mais alguns exemplos de como o inglês gera oportunidades para diversas experiências. “As mudanças no mundo moderno apresentam incentivos para aprender idiomas adicionais, visto o acesso a informação que temos hoje. Devido ao crescimento da globalização, os profissionais são desafiados a trabalhar em uma variedade de idiomas e os programas de imersão oferecem oportunidades para as famílias e para as comunidades desenvolverem as habilidades linguísticas de seus filhos e abrirem portas para o mundo”, pontua.

No entanto, para o desenvolvimento de um segundo idioma na infância, a coordenadora afirma que é necessário que os professores sejam preparados para desenvolver esse conhecimento. “É essencial que os professores compreendam as diferenças no processo de aprendizado infantil, além de conhecer os marcos de desenvolvimento infantil. Ensinar vocabulário de forma lúdica e estimular a prática oral do idioma de maneira natural e significativa incluindo jogos, músicas, histórias e atividades práticas são iniciativas que estimulam a participação ativa das crianças”, explica.

Tratando das ferramentas que podem ser utilizadas para despertar esse processo, a especialista pontua alguns recursos. “Livros na língua alvo que apresentem histórias cativantes, aplicativos educativos que ofereçam jogos, desafios, exposição a músicas, brincadeiras e interações no idioma.

Além disso, Carolina conclui, destacando a necessidade de incentivo dos pais às crianças durante essa etapa de aprendizagem. “O apoio dos pais em seu primeiro idioma é extremamente necessário para proporcionar aos seus filhos experiências que aprimorem seu desenvolvimento e alfabetização. Ler todos os dias, envolvê-los em atividades nas quais precisem aprimorar essas práticas é realmente benéfico de várias formas”, finaliza.

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