Brasil

EMBRAPII vai à Suíça e aos Países Baixos para debater inovação

Organização faz parte da comitiva do Governo Federal para renovar e promover parcerias bilaterais em CT&I entre o Brasil e os países europeus

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) participa, até o dia 18 de março, da missão internacional à Suíça e aos Países Baixos para conhecer dois dos principais ecossistemas de inovação do mundo e debater a cooperação bilateral do Brasil com as duas nações. Em pauta, serão levantadas as estratégias e perspectivas de parceria nas áreas de Materiais Avançados, Gestão de Desastres Naturais, Inteligência Artificial e Bioeconomia. Na visita, também serão celebrados os 10 anos da cooperação Brasil-Países Baixos em CT&I.

A Suíça lidera o ranking do Global Innovation Index (GII) e possui um dos maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em relação ao seu produto interno bruto (PIB). Os Países Baixos também figuram entre as primeiras colocadas no ranking de inovação do mundo (6º) e é um dos países mais dinâmicos em termos de atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Para a EMBRAPII, será uma oportunidade para se conectar com importantes centros de pesquisas suíços e holandeses, além de fortalecer a possibilidade de geração de novos negócios e a integração entre instituições de fomento à PD&I e empresas dos dois países. Em Haia, o diretor de Planejamento e Relações Institucionais, Igor Manhães Nazareth, e o diretor de Operações, Carlos Eduardo Pereira, visitarão os laboratórios de PD&I focados nas áreas de Defesa e Segurança da Netherlands Organisation for Applied Scientific Research (TNO, sigla em inglês). A EMBRAPII e a TNO mantêm acordo para promover a integração do conhecimento e a cooperação técnica entre empresas brasileiras e holandesas.

Na programação, estão previstas agendas em duas cidades: Berna (Suíça), onde visitam Switzerland Innovation Park Biel e Y-Parc – Swiss Technopole e participam da 5ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Suíça em Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I); e Haia (Holanda), em que conhecem a Eindhoven University of Technolog e a Delft University of Technology e compõem a comitiva da 5ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Países Baixos em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A delegação brasileira é liderada pelo Secretário-Executivo do MCTI, Sergio Freitas de Almeida. Além da EMBRAPII, a comitiva é composta por integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; do Ministério das Relações Exteriores; da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa – FINEP; do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (online); do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (online); do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP (online); e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (online). Depois das visitas nos Países Baixos e na Suíça, os profissionais seguem em missão para Israel, no Oriente Médio.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 72 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 900 empresas já receberam este apoio totalizando o desenvolvimento de mais de 1.500 projetos com mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

Clique aqui para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo