O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta terça-feira, 17, da instalação da Frente Parlamentar dos Geradores de Energia Renováveis na Assembleia Legislativa. “No Paraná, avançamos na última década com as energias eólica, biogás, biometano, fotovoltaicas, entre outras, o que nos leva a criação de uma frente parlamentar que trata da geração de energias renováveis. É uma mudança de paradigma e tecnológica, uma nova era em que temos que aproveitar todas as oportunidades”, disse. 

“Com esta frente parlamentar proposta pelo deputado Alexandre Curi (PSD) poderemos trabalhar sobre os aspectos jurídico, ambiental, operacional e fiscal para atender a expansão das energias renováveis”, completa.

O Paraná, segundo o deputado, tem grande potencial para desenvolver regionalmente o segmento. “No oeste, tem a produção de suínos e de toda a agricultura com um grande potencial para biogás. Nas usinas de álcool de açúcar, temos o biometano. Da região de Palmas, a produção de energia eólica”, citou como exemplos.

Exemplos

Romanelli também destacou que o estado tem um programa, o Renova Paraná, que leva a energia fotovoltaica às propriedades rurais. “O produtor passa a gastar muito menos com energia a partir deste programa com juro zero”.

“São muitas e diversas as ações que envolvem a energia renovável e o Paraná está na frente de potencializar essa era de transição energética de substituição do combustível fóssil e poluidor que está trazendo graves problemas para a atmosfera”, explica.

O deputado também cita como exemplo o uso dos resíduos sólidos e do lodo de esgoto para extração do biogás. “Essa frente parlamentar tem essa capacidade de articular todos os atores dos setores público e privado para que possamos avançar mais ainda na implantação de energias renováveis no Paraná”, disse.

Crédito da foto: Valdir Amaral/Alep

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]