Especialista dá dicas para evitar distrações e colocar os estudos em ordem

O ano letivo já começou para muitos alunos em escolas de todo Brasil e, depois da diversão e descanso das férias, é preciso organização para que o volta às aulas seja mais tranquilo. Para algumas crianças é mais difícil se reorganizar e direcionar o foco para os estudos, porém, há práticas que podem melhorar essa adaptação, tornando esse momento mais tranquilo para pais e filhos.

Mariana Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e gerente do setor da disciplina de Português do Kumon, conta que o uso de uma agenda ou planner pode ser a grande chave para uma boa organização dos estudos. Mas ela traz um ponto: “a questão é que geralmente marcamos apenas os compromissos que teremos com outras pessoas ou datas de entrega. Por exemplo, datas de provas e entregas de tarefas ou trabalhos. No entanto, raras vezes colocamos na agenda nossos compromissos com a gente mesmo, você precisa marcar também os dias e horários em que irá estudar”, explica.

Tendo a agenda como principal guia para uma rotina de estudos organizada, Mariana pontua que as atividades extras também devem ser anotadas em seus respectivos horários, sendo importante colocar em mente que é preciso se preparar para aquele compromisso, como por exemplo, uma prova: “Pense: quantos dias/períodos/horas preciso para estudar para essa prova? Analise seus compromissos e veja os blocos de horários livres. Então, agende esse compromisso com você mesmo: ‘estudar para a prova’”.

A seguir, a pedagoga lista algumas dicas para sair da preguiça e se tornar um aluno mais empenhado com os estudos:

1.      Sair da inércia: Procure entender de onde vem essa preguiça, se o aluno está muito ocupado com a escola e atividades extracurriculares, isso pode ser cansaço. Mas, lembrando da lei de Inércia, o que está parado tende a estar parado, por isso, começar um exercício físico pode ser ótimo para espantar a preguiça e estimular a mente.

2.      Organizar para se organizar:  Observe quando a preguiça aparece. Se é apenas na hora de estudar ou se organizar, o erro pode ser em colocar essa tarefa após um momento de diversão, podendo soar como um “castigo”. Organize melhor os horários das atividades para o cérebro entender que existe um momento para tudo.

3.      Estudar juntos: outra boa maneira de ter mais responsabilidade com os estudos é fazer disso um compromisso com outras pessoas. Convide amigos ou alguém da família para estudar juntos!

A rotina com o método Kumon também favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado com mais disciplina, foco e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança, por meio do material didático próprio e exclusivo que é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que seja facilmente incluído no planejamento preparatório.

O Kumon oferece as disciplinas de inglês, matemática, português e japonês, para todas as idades.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]