Fundador da fintech e ex-mantenedor escolar, Danilo Costa, destaca que as escolas brasileiras têm sofrido com alta da inadimplência e inflação superior a 12% no acumulado anual; executivo propõe soluções definitivas com aporte financeiro e consultoria de gestão

Não é novidade alguma dizer que nos últimos dois anos a economia doméstica desacelerada reverberou na forma em que os brasileiros lidam com suas contas. De acordo com a Serasa Experian, em fevereiro, o País chegou à marca de 65,2 milhões de inadimplentes. Isso corresponde a mais do que um quarto da sua atual população. O levantamento levou em consideração os dados relativos ao Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como se não bastasse, um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC) revelou que, em abril, 77,7% das famílias atrasaram 30% das contas ao final do mês.

A Educação Financeira, que está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é uma disciplina que atrai cada vez mais olhares de gestores escolares e mantenedores, que têm pânico de serem “reprovados” nessa matéria. No entanto, boa parte desse público tem um background mais pedagógico e aprender a gerir recursos é uma tarefa árdua que muitos aprendem na prática.

Com essas adversidades enfrentadas pelo Brasil nos últimos anos, as instituições de educação básica acabam sofrendo com o recuo da economia. “Como ex-mantenedor, posso dizer que a proximidade do quinto dia útil é um sufoco para os profissionais com esse cargo. Não se sabe quantas famílias pagarão em dia, ainda mais nesse cenário. As escolas particulares, para além da responsabilidade pedagógica, precisam honrar as folhas de pagamento. São duas frentes paralelas, cruzadas em determinados momentos, que precisam estar muito bem equilibradas”, afirma Danilo Costa, fundador do Educbank.

O Educbank – principal ecossistema financeiro dedicado à educação básica – é uma fintech fundada durante a pandemia por profissionais da área. Desde o começo, a fintech apoia mais de 100 escolas parceiras, que contam com aporte (não concedido em caráter de empréstimo) para gerir melhor suas finanças. “Além da verba, provemos uma consultoria de como melhorar os fluxos de caixa, processos empresariais e funcionamento dos recursos humanos. Com isso, o time de gestores escolares tem tempo de se dedicar às atividades pedagógicas”, complementa Costa.

A empresa propõe uma solução definitiva, visando anular a inadimplência escolar no setor privado nacional. “A instituição de ensino deixa de ter esse problema e não precisa se preocupar em cobrar. Nossos critérios de seleção das escolas parceiras são acadêmicos e não financeiros. Apoiamos aquelas cujo impacto é pedagógico, acadêmico e social”, acrescenta.

Em um horizonte de dois anos para cá, Danilo Costa pondera que um dos principais gargalos é o IPCA. “Nesse sentido, a escola tem duas opções: repassar ou absorver. Em momentos de inflação em dois dígitos, é uma situação realmente delicada”, afirma. O executivo ressalta que a Educação Básica precisa de acesso a capital, de modo a proporcionar uma oxigenação do setor como um todo, como já ocorre em outros segmentos.

Perfil Danilo Costa (fundador do Educbank):

Neto de professores e filho de jornalistas, Danilo Costa luta há anos pelo sonho de ampliar o acesso à educação de qualidade no Brasil. Formado em Direito pela FGV-SP, aos 27 anos inaugurou no país o conceito de escolas low cost em tempo integral, que foi incorporado por diferentes grupos do setor e hoje atende a milhares de famílias em vários estados do Brasil. Danilo conduziu relevantes investimentos do setor e, recentemente, fundou o Educbank. É também Embaixador para empreendedorismo social e inovação da London School of Economics (LSE) no Brasil. Antes do Educbank, Danilo fundou a Vereda Educação, foi VP na RBR Asset, e teve passagens pelo Itaú BBA, BTG Pactual e Machado Meyer Advogados.

Sobre o Educbank

O Educbank é o primeiro ecossistema financeiro de educação básica na América Latina. Garantindo o recebimento integral das mensalidades (mesmo em caso de atraso ou inadimplência das famílias), o Educbank apoia escolas financeiramente, disponibilizando também linhas de capital, meios de pagamento, ERP, LMS, contabilidade, marketing, dentre outros benefícios. O Educbank possui o compromisso de ampliar o acesso à educação básica de qualidade no Brasil. Mais informações no https://www.educbank.com.br/.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]