25/6/2013 –

“Seguindo em frente chega-se a praia de mar aberto de cor indescritível, o mar azul cobalto quando arrebenta nos recifes de coral transforma-se em azul piscina de todos os tons de azul que existem no mundo. Só vendo!”

No dia 26 de junho, quarta-feira, a partir das 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Crystal, em Curitiba, acontece a palestra de lançamento do livro BRAVO – Três Anos, Três Oceanos (Editora Íthala). A autora, Claudia Schirmer Portela, e seu marido, Ricardo Portela, falam sobre a viagem que deu origem ao livro: três anos a bordo do catamarã Bravo dando a volta ao mundo.

O casal juntamente com seus filhos Giovanna, Lygia e Ricardo e com o yorkshire Dudu embarcaram nessa viagem que mudou para sempre suas vidas. Da saída de Paranaguá, no Paraná, até a chegada na Ilha do Mel, também no Paraná, foram mais de mil dias de navegação pelos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico, completando a volta ao mundo. O diário de bordo que Claudia manteve na viagem serviu como base para a obra. Às suas memórias, a autora acrescentou informações históricas e geográficas de alguns dos locais por onde passaram, deixando a obra ainda mais rica. “Guardei panfletos, folders e revistas dos locais por onde passamos”, conta.

A autora divide com os leitores os momentos da preparação para a tão sonhada viagem e a difícil escolha de largar a vida em terra para embarcar na aventura. Já a bordo, Claudia conta como é a vida no Bravo, fazendo com que o leitor tenha a sensação de estar junto com a família. O dia a dia, as refeições, as horas dedicadas ao estudo, ao trabalho e também ao descanso e lazer, tudo é descrito na obra.

Os momentos difíceis também não foram deixados de lado, Claudia conta como superaram os diversos desafios como a saudade, as diferenças culturais e até as tempestades e problemas mecânicos. “A maior dificuldade que enfrentamos foi na rota da pirataria onde sentimos bastante medo. Posso dizer, também, que a convivência em um espaço tão pequeno, por 24 horas diárias, foi bastante difícil nos primeiros seis meses, depois nos adaptamos e ajustamos as velas.”

A experiência, além de proporcionar momentos únicos para todos, como mergulhos com tartarugas, golfinhos e tubarões, participar de danças típicas na Polinésia Francesa e de uma cerimônia de casamento em Fiji, fez com que a família passasse a ver a vida de outra forma. “Aprendemos demais nessa aventura. Respeito à vida, aos outros, à natureza, amizade, companheirismo, tolerância. Aprendemos o quanto somos pequenos nesse universo e passamos a perceber sua beleza.”

Sobre a autora:
Claudia Schirmer Portela nasceu em Curitiba e é psicopedagoga. Desde que começou a namorar o marido, Ricardo, já sonhavam com a viagem de volta ao mundo pelos mares. Depois de muito planejarem, o sonho virou realidade. BRAVO – Três Anos, Três Oceanos é sua primeira obra e foi escrita com base em seu diário de bordo ao longo dos três anos que viveram em alto-mar.

Serviço:
Lançamento e bate-papo sobre o livro Bravo, Editora Íthala (568 pgs)
Local: Livraria Saraiva (Shopping Crystal – Comendador Araújo, 731 – Batel)
Horário: a partir das 19h
Valor livro: R$97,40
Venda on-line e mais informações: www.ithala.com.br

Sobre a Editora Íthala
A Editora Íthala possui um conceito editorial diferenciado: promover a cultura, viabilizando projetos de novos autores. Com apenas quatro anos de atuação, já publicou mais de 60 livros de diversas áreas. A Editora tem como foco livros de baixa demanda com distribuição nacional, sem abrir mão da qualidade nos projetos gráficos e de impressão de seus livros.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]