Por muitos anos acreditava-se que a musculação era destinada somente para fins estéticos, especialmente para a hipertrofia muscular e definição. No entanto, hoje sabe-se que os benefícios dessa atividade física para a saúde do corpo e da mente são inúmeros.

A musculação é uma modalidade completa, amplamente recomendada para todas as idades, inclusive acima dos 50 anos. Isso porque os músculos envelhecem com o passar do tempo, e com isso o corpo tende a perder força e massa muscular, tornando-se mais frágil e suscetível a doenças e lesões.

“A prática regular de musculação permite o fortalecimento da musculatura, garantindo músculos mais resistentes, preparados para as atividades do dia a dia e menos propensos a lesões”, explica Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

De acordo com a especialista, a musculação ativa o sistema cardiovascular e respiratório, e por isso reduz o risco de doenças do coração e melhora a circulação sanguínea. A prática, especialmente pela manhã, aumenta o gasto energético, ajuda a relaxar os músculos e o corpo de forma geral, o que favorece a melhora da qualidade do sono.

Além dos diversos benefícios da musculação para a saúde física, a modalidade também é indicada para prevenir e melhorar os sintomas de depressão e estresse. A liberação de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, ajuda a reduzir a inflamação do corpo, melhorando a resposta imune, entre outros fatores que estão relacionados a um melhor funcionamento do sistema nervoso central.

Monica explica que é fundamental que os exercícios sejam executados corretamente e com o auxílio de um profissional da área.

 

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]