Calendário das provas de ciclismo no Brasil em 2024

A Confederação Brasileira de Ciclismo, (CBC) anunciou no último mês o calendário das principais provas brasileiras que acontecerão em 2024, entre as modalidades de pista, estrada, cross-country, BMX e as provas paratletas. As Olimpíadas de Paris 2024 estão programadas para acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto, e acabam limitando o calendário mundial de ciclismo. 

Paraciclismo

Entre 18 e 21 de janeiro em Indaiatuba, interior de São Paulo, acontece o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de pista. As inscrições vão até 12/01 e a entrada para torcedores é gratuita. As informações completas sobre o evento estão disponiveis no site da CBC. Já o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista, ocorre em março dos dias 22 a 25 de março no Rio de Janeiro, e a agenda completa você encontra aqui.

O Brasileiro de Paraciclismo de Estrada acontece em João Pessoa, capital paraibana, entre 2 e 4 de agosto. A Copa Brasil da modalidade terá quatro etapas em 2024: a abertura será entre 12 e 14 de abril na capital do Rio Grande do Norte, Natal. Dois meses depois, em junho, é a vez de Leme, no interior paulista, sediar a segunda etapa, entre 14 e 16 de junho. A penúltima e última etapas ainda estão em definição das cidades-sede, mas acontecerão, respectivamente, entre 18 e 20 de outubro e 30 de novembro e 1º de dezembro.

Pista

Única competição de Pista no calendário, o Campeonato Brasileiro da modalidade está marcado para a semana entre 3 e 10 de março. A capital paranaense de Curitiba ainda não confirmou se vai sediar o evento.

Estrada

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio será realizado na capital de Tocantis, Palmas, a competição acontece entre 26 e 30 de junho. No final de abril, acontece a Giro D’Italia Brasil, em Campos do Jordão. A Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada será entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Urubici, em Santa Catarina, sediará novamente três eventos em três dias: O GP Internacional de Ciclismo de SC, marcado para o dia 1º de outubro; o GP Urubici de Ciclismo, no dia seguinte; e o Grand Tour de Ciclismo de SC, fechando a programação, no dia 3/10. O Tour do Rio também estará de volta, com quatro dias de competições, entre 4 e 8 de outubro, no estado do RJ. O L’Étape Rio acontece em 30 de junho.

Mountain Bike

A primeira prova do calendário é o Circuito Nicolas Machado de XCO 2024, que acontece entre 24 e 25 de fevereiro, em Patrocínio – MG. O Internacional MTB Series abre sua programação de quatro etapas em Lavras, MG, entre 1º e 3 de março, seguida de Caxambú em maio (24-26), Machado (12-14/07) e Pará de Minas (entre 6 e 9 de setembro). O Desafio dos Gigantes acontece entre 8 e 10 de março em Petrópolis, RJ. Entre os dias, acontece também a primeira etapa da Internacional Estrada Real, em Arcos. Fechando o terceiro mês do ano, a segunda etapa da competição acontece em Itabirito, interior mineiro, entre 30 e 31 de março. A Estrada Real terá, em 2024, etapa também em Ouro Branco (18-19/5).

Em abril, no esquenta para a Copa do Mundo de MTB 2024, o MTB Festival aquece as pistas da Arena iMTB para a etapa da Copa em Mairiporã, SP. As provas acontecem entre 4 e 7 de abril, uma semana antes da abertura do evento mundial, no mesmo lugar, entre 12 e 14 de abril. Na semana seguinte, é a vez de Araxá sediar a segunda etapa da Copa do Mundo, entre 19 e 21/4. No final de semana seguinte, o Hotel Thermas Araxá sedia a segunda etapa da CIMTB. É possível que as estrelas mundiais do mountain bike participem da competição. A CIMTB terá uma etapa anterior em Nova Lima (15-17 de março), em Poços de Caldas no meio do ano (21 a 23 de junho )e em Congonhas, entre 27 e 29 de setembro.

Entre 24 e 26 de maio, há também o Suba 100, na Bahia, e o Sertões MTB Cup em Campos do Jordão. A segunda etapa da Sertões, em Ibitipoca, interior de Minas, é entre 5 e 7 de julho, com Pirenópolis, em Goiás, fechando a prova entre 27 e 29 de setembro.

O Campeonato Brasileiro de XCM de 2024 acontece no dia 5 de maio. No fim do mês, no dia 31, acontece o Desafio Internacional do Cerrado de XCC, em Goiânia. No dia seguinte até o dia 2, acontece a Taça Brasil de XCO na capital de Goiás. A Taça Brasil acontece também no Rio, entre 16 e 17 de setembro.

Goianá, no interior mineiro, sedia o Pan de XCM em 2024, entre os dias 7 e 9 de junho. Já a tradicional prova de maratona Brasil Ride terá Bonito, no interior sulmatogrossense, como palco entre 31 de julho e 3 de agosto. Haverá, nessa etapa, prova para gravel. Já o BikingMan Brasil, com 1000km de prova, terá sua largada em 9/9 e data para finalizar no dia 13. O IronBiker Brasil está previsto para começar no dia 13 de setembro em Mariana, MG, e vai até o dia 15. A Brasil Ride Bahia terá sua edição 2024 começando no dia 19 e segue até o dia 26/9.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]