Brasília/DF 1/10/2021 – O meio digital tem sido uma excelente ferramenta para artistas e nos abre um novo leque de oportunidades”, diz o músico Nelson Latif.

Web espetáculos instrumentais gratuitos e abertos à população têm início em outubro e seguem agenda com tributos aos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de oferecer oficinas didáticas. A programação marca a celebração dos 15 anos de carreira do grupo, que tem atuação em diversas regiões do país e no exterior

O Trio Baru inicia a partir deste mês de outubro a Circulação 15 anos – uma turnê de espetáculos comemorativos ao tempo de atuação do grupo, só que ainda com foco em atividades on-line por conta da pandemia. A estreia da temporada acontece no próximo sábado (2/10) com exibição de web espetáculo gravado no palco do Teatro Aliança Francesa, em Brasília, pelo YouTube
(https://www.youtube.com/channel/UCwIxHZrPdW28uoTRM6AdsTA), a partir das 10h.

Esse primeiro espetáculo da circulação em ambiente digital fará um tributo ao estado de São Paulo, valorizando um repertório ligado a músicas que marcaram a cultura paulista, como Trem das Onze e Saudosa Maloca, de Adoniran Barbosa; Magoado (Dilermando Reis); Jorge do Fusa (Garoto) e Sampa, de Caetano Veloso. A apresentação terá participação especial do acordeonista Dadá Nunes. No próximo dia 16 de outubro, a partir das 10h, o trio apresenta o tributo a Minas Gerais, também pelo YouTube https://www.youtube.com/channel/UCwIxHZrPdW28uoTRM6AdsTA, com participação de Hamilton Pinheiro no contrabaixo.

O trio é formado por Nelson Latif, Bosco Oliveira e Sandro Alves, que têm suas histórias profissionais entrelaçadas à valorização da música instrumental. Os três fazem parte da safra de instrumentistas brasileiros da década de 80 e podem ser vistos com mais frequência em palcos de Brasília – cidade do músico Bosco Oliveira, que também conquistou palcos de outras metrópoles nacionais com carreira individual paralela, sempre se dedicando à música Flamenca. O paulistano Nelson Latif, nos últimos anos, tem se dividido entre a Europa e o Brasil e encontrou no Choro a sua principal referência. Já o percussionista carioca, Sandro Alves, é conhecido por unir ritmos tradicionais brasileiros com influências modernas e participa simultaneamente de projetos musicais diversificados.

Para Nelson Latif, o calendário comemorativo on-line é uma alternativa que o grupo encontrou para driblar as dificuldades decorrentes da crise sanitária e assim voltar a interagir com o público. “Fizemos adaptações na turnê que seria integralmente presencial e optamos neste momento por utilizar os canais do grupo para as transmissões de produções gravadas. O meio digital tem sido uma excelente ferramenta para artistas e nos abre um novo leque de oportunidades, o que nos dá a chance de reinventarmos projetos que antes eram executados apenas diante da plateia”.

Além dos espetáculos, a agenda oferecerá oficinas musicais gratuitas e também serão transmitidas gratuitamente. As datas serão divulgadas nas redes sociais do Trio Baru. Para participar, os interessados devem acessar o link do canal Coletivo Educação pela Arte: https://www.youtube.com/channel/UCOcTr8nX5HZumtqPYEXkVGA.

A nova temporada comemorativa do grupo em meio digital é uma realização da Fakhouri Produções Artísticas, com apoio do Coletivo Educação pela Arte e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto tem apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) – principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF, que oferece apoio financeiro a projetos selecionados por editais públicos.

Projeção artística
Formado em Brasília, o Trio Baru herdou a excelente reputação que a capital nacional adquiriu quanto à formação de seus músicos “Brasília possui excelentes músicos, mas boa parte deles tem que se radicar em outras localidades para obter mais visibilidade à carreira, já que nossa cidade ainda não oferece condições ideais para a manutenção de grupos e músicos que almejam projeção nacional”, conta Nelson Latif.

O violonista comenta que, apesar de o trio ter feito várias temporadas em outras cidades brasileiras e até em outros países, permaneceu no Distrito Federal e construiu uma carreira sólida, contribuindo inclusive para o fortalecimento da indústria cultural na região.

Um dos marcos da trajetória do grupo foi o lançamento do CD Alma Brasileira, em 2011. Nos concertos de apresentação do álbum, os músicos prestaram um tributo aos grandes compositores brasileiros, performance que se reinventa nesta nova turnê on-line.

Recentemente, o Trio Baru também teve participação especial da “Circulação Marinho Lima” – websérie de seis vídeos com lançamento em 2 de julho, pelo canal oficial do músico Marinho Lima no YouTube. Integralmente gravada no palco do Teatro da Aliança Francesa de Brasília, a novidade musical contou com episódios formatados em pocket shows, exibidos nos meses de julho e agosto.

Canais do Trio Baru

www.triobaru.com
http://www.triobaru.com/videos.html
https://www.youtube.com/channel/UCwIxHZrPdW28uoTRM6AdsTA/videos

SERVIÇO
Shows: “Circulação 15 anos – Trio Baru” com transmissão on-line e gratuita
Estreia: 2/10, a partir das 10h – tributo a São Paulo (pelo canal do YouTube).
Participação aberta e gratuita
Classificação: Livre
Obs.: a temporada de web espetáculos do Trio Baru terá agenda em outubro. Próximos espetáculos serão divulgados em breve nas redes sociais do grupo.

Escrito por:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Você também poderá gostar de:

[related_post]