Visual Merchandising: como ele pode alavancar a venda dos seus produtos

No centro do Varejo estão as pessoas e suas experiências, mas a valorização do produto é estratégia fundamental para quem quer vender

O mundo do varejo está em constante evolução, e uma das estratégias mais eficazes para atrair e engajar os clientes é o Visual Merchandising. Essa técnica vai muito além da simples disposição de produtos em prateleiras; trata-se de uma forma de arte que visa criar experiências memoráveis para os consumidores dentro do ambiente de venda. 

Com o apoio da especialista em Arquitetura de Negócios e Varejo, Valéria Casttro, reunimos os princípios, benefícios e exemplos do visual merchandising, para implementá-lo com sucesso no seu negócio.

O Que é Visual Merchandising?

Começando pelo começo, o Visual Merchandising, ou VM, é a prática de criar ambientes de varejo atraentes e visualmente agradáveis, com o objetivo de influenciar o comportamento do consumidor e aumentar as vendas. Envolve a combinação de elementos visuais, como layout da loja, iluminação, cores, decoração, apresentação de produtos e sinalização, para contar uma história atrativa sobre a marca e seus produtos.

Além disso, Valéria Casttro fala sobre as mudanças no setor e traz as tendências apresentadas internacionalmente na Feira Euroshop. “Antigamente, o centro do Visual Merchandising era a exposição do produto. De uns tempos para cá, o soberano são as pessoas, tanto aquelas que trabalham no espaço, quanto os visitantes e clientes. Portanto, criar conexões para as pessoas estarem ali, independente de consumir ou não é a chave do negócio”, explica. 

“O varejo hoje tem que contemplar um lugar onde você tem seus 10 minutos de férias todos os dias. Por isso que as pessoas querem ir para o varejo todos os dias, não é para consumir, mas é para experienciar. Essa é a grande diferença, quando você deixa de ter o produto no centro do universo e passa a ter as pessoas.”

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO VISUAL MERCHANDISING:

  • Layout Estratégico: A disposição dos produtos deve guiar os clientes através da loja de maneira fluida, permitindo que eles explorem diferentes seções. Itens populares e de alta margem devem ser colocados em áreas de destaque. “Na regra do Varejo, você atrai, encanta e converte. Um produto bem arrumado vende sozinho”, brinca Valéria. “No mundo da moda, existem erros comuns, que parecem bobos, mas fazem a maior diferença na experiência do cliente. Um deles é encabidar o produto do lado errado, de costas para o cliente.”

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