Vetoquinol aborda intensificação sustentável da pecuária de corte no Rio Grande do Sul
A Vetoquinol Saúde Animal, uma das oito maiores indústrias globais de produtos veterinários, que está celebrando 90 anos de fundação e 12 anos de presença no Brasil, promove o aumento de produtividade da pecuária do Rio Grande do Sul por meio do compartilhamento de conhecimento técnico e de manejo. Em uma série de palestras realizadas em diferentes municípios do estado, a companhia aborda as oportunidades e os desafios do clima característico da Região Sul para otimizar a produção e o lucro da atividade.
“Esse é mais um importante passo da Vetoquinol em 2023. Ao longo do ano, promovemos iniciativas que contribuem para a manutenção da saúde dos animais e, consequentemente, para o aumento da produtividade e da lucratividade do negócio. Essa série de palestras explora oportunidades que contribuem com o fortalecimento da cadeia produtiva no estado”, explica Antônio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol.
Nas palestras, a Vetoquinol está representada pelo coordenador regional de demanda no Rio Grande do Sul, Felipe Pivoto. Além disso, Cristiano Gotuzzo, engenheiro agrônomo com vasta experiência em consultoria pecuária, compartilha suas experiências e conhecimento técnico com os participantes.
“Em diversas palestras, falamos para centenas de pecuaristas sobre a importância do melhoramento do campo nativo, o que podemos mudar na adubação das pastagens e em como otimizar a performance da pecuária gaúcha nos aproveitando do bioma oferecido naturalmente, além de levar em consideração a cultura e os sistemas de produção locais. Também foi muito importante destacar a necessidade de avaliar a questão sanitária do rebanho para montar um planejamento para determinado período/situação, com calendário bem definido”, explica Felipe Pivoto.
O calendário sanitário personalizado e a ferramenta Sanivet são importantes para o planejamento das fazendas. Com eles, é possível ser mais assertivo no combate às enfermidades e parasitas – especialmente carrapatos, moscas ou vermes. Esse trabalho inclui visitas de médicos-veterinários e zootecnistas às fazendas para divulgar boas práticas de manejo e auxiliar os pecuaristas a cuidar do manejo sanitário de acordo com sua realidade e em parceria com o técnico responsável da propriedade.
“Sanivet é uma ótima ferramenta de gestão sanitária. Ele possibilita ter histórico completo do combate às enfermidades – o que permite entender os problemas mais recorrentes na propriedade. Além disso, os relatórios gerados indicam o nível de eficácia das soluções utilizadas para o controle dos parasitas, o que reduz os prejuízos econômicos. As palestras para os criadores são importantes para disseminar as ferramentas disponíveis e reforçar a importância dos pilares do desenvolvimento da pecuária: gestão, sanidade, genética e nutrição”, completa Pivoto.