20 de setembro de 2024

Vendas na cidade de São Paulo, no mês de julho, mostram “perda de fôlego”

A movimentação de vendas no comércio paulistano mostrou queda no mês de julho de 0,5%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), configurando o segundo mês de retração interanual.

No acumulado dos últimos 12 meses, apesar de ter sido registrado crescimento de 2,3%, este foi menos intenso do que os observados em junho e maio (4,7% e 7,8%, respectivamente).

Esses resultados refletem, além do menor número de dias úteis, a “perda de fôlego” do consumo, devido ao menor crescimento da renda, ao alto grau de endividamento das famílias e ao crédito mais caro e escasso.

A expectativa dos economistas do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP), para os próximos meses, é de continuidade no arrefecimento das vendas do comércio paulistano, até pelo menos o último trimestre do ano, quando os efeitos da redução de juros tendem a estimular o consumo. “Além disso, as transferências de renda governamentais devem continuar sustentando a retomada das vendas do varejo da Cidade”, comenta o economista Ulisses Ruiz de Gamboa.

Optimized by Optimole