20 de setembro de 2024

Vallourec inaugura planta de produção de carvão vegetal com tecnologia inovadora

Tecnologia de carbonização contínua foi criada e patenteada pela empresa. Foto: Arquivo Vallourec

A Vallourec, empresa líder na produção de tubos de aço, inaugurou em junho de 2024, em sua unidade Florestal em Pompéu (MG), uma nova planta industrial para a produção de carvão vegetal, utilizando a tecnologia Carboval. Essa tecnologia, criada e patenteada pela própria empresa, representa um avanço significativo na produção sustentável de carvão vegetal.

A Carboval, através de um processo de carbonização contínua, reduz o tempo de transformação da madeira em carvão de 16 dias para apenas 16 horas. Esse processo inovador também elimina a liberação de metano, um potente gás de efeito estufa, e garante a utilização de cerca de 95% da energia contida na madeira.

A Vallourec já havia implementado com sucesso o primeiro reator Carboval em sua unidade Florestal em Paraopeba (MG). Com a inauguração de três novos reatores em Pompéu, a empresa investe cerca de R$ 90 milhões na expansão dessa tecnologia, reforçando seu compromisso com a produção de carvão vegetal de forma eficiente e sustentável, contribuindo para a redução das emissões globais de gases de efeito estufa.

Optimized by Optimole