7 de maio de 2024

Vacinação contra Covid-19 em Maringá completa dois anos

No dia 19 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, às 14h28. A primeira pessoa vacinada no município foi a técnica de enfermagem Ana Paula de Oliveira Machado, de 36 anos. Dois anos após o início da vacinação, a cidade registra mais de 1,12 milhão de doses aplicadas, segundo dados do ′Vacinômetro′ divulgado na segunda-feira, 16 – incluindo 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª doses. 

No primeiro lote, Maringá recebeu 6 mil doses para serem distribuídas entre profissionais da saúde que atuavam na linha de frente, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos. Ana Paula, que foi a primeira pessoa a receber o imunizante, atuava no Hospital Municipal desde 2017 e perdeu o pai para a Covid-19 em dezembro de 2020. 

“Esses dois anos de vacinação representam muito para Maringá. Construímos ações e estratégias na intenção de proteger e cuidar da nossa população. As vacinas são comprovadamente eficazes contra o Covid-19 e reduziram a possibilidade de agravos”, relembra o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 

Com as campanhas de incentivo à vacinação contra a Covid-19 em Maringá, a imunização avançou na cidade. Em maio de 2021, o município bateu a marca de 100 mil pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante e, um mês depois, ultrapassou os 200 mil. 

“Maringá saiu na frente com a vacinação contra a Covid-19. Já iniciamos a aplicação da 5ª dose para pessoas imunocomprometidas. Ampliamos a imunização da 3ª dose para crianças de nove a 11 anos e, assim, continuaremos trabalhando para garantir a saúde e proteção da população”, reforça o secretário.

Sobre o Autor