19 de maio de 2024

Uso da plataforma promete modernizar o ensino e atrair mais jovens para a sala de aula

Na sexta-feira, dia 24, o Centro de Convenções Ruth Cardoso reuniu cerca de 3 mil professores e gestores da rede pública de educação de Maceió no evento “Educar é Massa: Jornada Pedagógica 2023”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió em parceria com a Trakto para celebrar a chegada da plataforma Trakto Educação às escolas públicas. Com o intuito de integrar e apresentar a plataforma, o evento contou com palestras de professores e entusiastas do uso da criatividade como o Professor Pachecão e o escritor Marcos Piangers, stands interativos, oficinas e disposição das ferramentas como uma nova forma de apresentar e compartilhar os conteúdos pedagógicos.

Maceió é a primeira capital brasileira a aderir à plataforma Trakto Educação em suas escolas. A partir de agora, os professores poderão contar no seu dia a dia com um conjunto de soluções criativas desenhado exclusivamente para eles e seus alunos com propostas adaptadas à realidade de cada escola. “A construção da criatividade é um processo educacional. O professor precisa se reinventar, voltar pra escola, se modernizar. A educação não se transforma se o professor não se transformar também. Percebemos que vários docentes ainda não têm domínio de ferramentas tecnológicas, e para automatizar alguns processos e facilitar o uso da plataforma vamos contar com o embaixador do projeto, Tiago Mochileiro, o Professor Davi, e a Secretaria de Educação Municipal para treiná-los a usar os equipamentos e a própria Trakto Educação”, enfatizou Paulo Tenório, CEO da Trakto.
 

A Trakto Educação vai impactar mais de 3 mil professores e quase 55 mil alunos lotados em 146 escolas do município. A plataforma colabora também para a melhoria dos indicadores de aprendizado a longo prazo, como o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, como destacou o secretário de Educação de Maceió, José Neto. “A pegada é essa mesmo: fazer com o professor se insira no mundo tecnológico, produza mais conteúdo e faça com que nosso aluno aprenda mais e melhor. A tecnologia está sempre avançando e as novas gerações acompanham essas transformações, portanto, temos que trazer os educadores para essa realidade. A parceria com a Trakto vai prover todas as condições e dar suporte para que a inserção digital aconteça com sucesso e de maneira contínua. Os resultados serão colhidos a longo prazo”, afirma.

Para Kledja Celestino Torres, diretora da Escola Pedro Barbosa Junior, todos devem ser incentivadores da tecnologia dentro da escola – professores, coordenadores e gestores públicos. “Acho essa iniciativa muito importante. Toda tecnologia que chega na escola é algo maravilhoso. Os nossos alunos, por exemplo, são crianças de periferia e não têm oportunidades, então, toda novidade que surge em termos de tecnologia e aprendizagem é válida para os nossos estudantes”, completou a professora da instituição localizada no bairro Cruz das Almas.
 

A secretária-adjunta de Educação, Emília Caldas, falou da importância desse novo passo para a educação maceioense, que foi acelerado pela pandemia. “Sempre tivemos a ideia de valorizar os empreendedores do nosso estado e a Trakto é uma empresa genuinamente alagoana que vem crescendo e se destacando internacionalmente. Eles vieram com essa proposta inovadora que é a Trakto Educação e nós abraçamos, já que os professores precisaram se reinventar e dar aula usando a tecnologia. Então, essa mudança nasce de uma necessidade premente de transformação digital que já está em curso “, ressalta.

A plataforma já foi implementada pela prefeitura de Penedo, no interior de Alagoas, impactando cerca de 700 professores e 7 mil alunos em 29 instituições desde fevereiro. Além de Penedo e Maceió, estão acontecendo as tratativas para implementação da Trakto Educação nos municípios alagoanos de Pilar, São Miguel dos Campos e Arapiraca.

“Nada mais natural do que iniciar a implementação da Trakto Educação em Alagoas, já que somos uma empresa 100% brasileira e essencialmente alagoana. Com a Trakto Educação, queremos promover as competências digitais dos professores e chegar a várias cidades brasileiras para modernizar o ensino e fomentar a formação continuada dos educadores”, finaliza Paulo Tenório.