22 de setembro de 2024

Uma nova rede social em ascensão desperta o interesse das marcas

Divulgação

Especialista pondera se é estratégico para as empresas adotarem o Threads nesta fase inicial e destaca os desafios e oportunidades para o sucesso a longo prazo

O lançamento do Threads, a mais recente rede social da Meta, tem gerado discussões entre as marcas sobre a estratégia adequada para sua adoção. Com sua rápida ascensão e comparações com o Twitter, surge a pergunta: é estratégico para as marcas começarem a usar neste estágio inicial?

O aplicativo alcançou um marco impressionante, atingindo a marca de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias após o lançamento. Esse rápido crescimento tem chamado a atenção das marcas, que buscam entender o potencial dessa nova rede social para suas estratégias de marketing.

De acordo com Luiza Antoniolli, Especialista em Conteúdo da Macfor, agência full service de publicidade digital, “a decisão de adotar o Threads como parte da estratégia de uma marca depende de diversos fatores. Elas têm a oportunidade de explorar uma nova plataforma, mas é essencial avaliar cuidadosamente os benefícios e desafios que a nova rede apresenta.”

Apesar das vantagens oferecidas pelo Threads, existem pontos de atenção a serem considerados. A falta de recursos avançados de análise de dados e a ausência de opções de anúncios tradicionais podem limitar a capacidade das marcas de mensurar seu desempenho. Além disso, problemas técnicos iniciais e a necessidade de aprimorar o algoritmo da plataforma podem impactar a experiência do usuário e a eficácia das estratégias de marketing.

A especialista ressalta que “as marcas devem estar cientes desses desafios e considerar como podem impactar sua estratégia no Threads. É importante avaliar se a plataforma atende às necessidades de análise de dados e mensuração de resultados das marcas.” 

Embora a nova rede social ainda esteja em uma fase inicial de desenvolvimento, ele já demonstrou seu potencial como uma plataforma de comunicação direta entre marcas e consumidores. Sua proposta de permitir o compartilhamento de experiências, branded content e interação com seguidores tem despertado o interesse das empresas em explorar esse novo canal de comunicação.

“Para empresas que vendem produtos ou serviços, o Threads pode ser uma plataforma interessante para abrir um canal de comunicação direto com os seguidores. É uma oportunidade para trocar opiniões, coletar feedback valioso e compreender melhor as preferências do público-alvo”, comenta Luiza. 

Em relação aos influenciadores, ela destaca que o Threads oferece uma chance única de criar conteúdo exclusivo e fortalecer seu posicionamento: “cada rede social possui suas particularidades e o Threads não é diferente. Os influenciadores podem aproveitar a plataforma para compartilhar seu estilo de vida, seus negócios e estabelecer uma conexão mais profunda com seu público, proporcionando uma experiência autêntica e envolvente, trazendo a sensação de inclusão social, ou seja, de fazer com que os seguidores façam parte de todos os dias da vida desse influenciador”.

Embora o Threads não planeje oferecer recursos de anúncios tradicionais, a especialista aponta para a importância do branded content como uma estratégia eficaz. Ela explica: “o Threads permite que as marcas criem conteúdo autêntico e envolvente, incorporando a mensagem da marca de forma orgânica. Por meio de parcerias estratégicas e conteúdo de marca relevante, elas podem estabelecer uma presença autêntica”

A tendência do branded content é que anúncios e parcerias se pareçam cada dia menos com anúncios. A estratégia é extremamente positiva já que a realidade do mercado e a exigência dos consumidores prezam por algo orgânico. “Porém, para que isso ganhe força, existe um longo caminho de adequação do algoritmo e posicionamento adequado dos criadores de conteúdo. Sem alcance e engajamento, não é possível investir nessa rede tendo o Instagram como grande propagador de vendas”, completa Luiza. 

Enquanto o debate sobre a estratégia das marcas no Threads continua, é fundamental que as empresas ponderem os benefícios potenciais da plataforma em relação aos desafios atuais. A decisão de adotar essa rede social deve ser baseada em uma compreensão clara do público-alvo, dos recursos disponíveis e dos objetivos de marketing.

A especialista conclui ressaltando que “o Threads apresenta uma nova oportunidade para as marcas explorarem o seu potencial, mas é necessário realizar uma avaliação cuidadosa antes de tomar uma decisão. Com uma abordagem estratégica, adaptando-se ao seu diferencial e aproveitando seus recursos, as marcas podem estabelecer uma presença sólida nessa nova rede social.” Ela ainda completa: “no final das contas, seu objetivo é fazer com que o seu seguidor não seja só seu consumidor e sim, seu maior fã”.

Sobre a Macfor

Criada em 2016, a AdTech especializada em consultoria de growth hacking, Macfor é uma agência de marketing digital full service com squads dedicados a cada cliente para criar e executar planos estratégicos de comunicação. Formada por especialistas de diferentes áreas do digital, a empresa oferece consultoria estratégica para projetos sob medida por meio de quatro verticais de negócios: Consulting, Content, AdTech, Analytics. Dentro de cada vertical, a Macfor viabiliza execuções táticas e soluções que vão desde Marketing Digital de alta performance, Transformação Digital, Growth Hacking, UI & UX, Inbound Marketing, Business Inteligence até estratégias de SEO. Considerada a primeira consultoria de Matemarketing no Brasil, a Macfor utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para alcançar os melhores resultados qualificados em tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para grandes marcas como: Syngenta, Bunge, UOL, Farmadelivery e Movile. 

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