Traficante preso organiza dois grandes shows na Venezuela, diz procurador
Um traficante de drogas organizou, a partir da prisão, dois shows de artistas de renome na Venezuela, informou nesta terça-feira(12) o Ministério Público, que iniciou uma investigação após “irregularidades” em uma das apresentações.
Um show do cantor americano de bachata Romeo Santos em uma base militar em Caracas revelou o escândalo: previsto para às 20h locais (21h no horário de Brasília) de domingo, começou às 4h da manhã de segunda-feira quando muitos dos espectadores já tinham ido embora.
O procurador-geral Tarek William Saab anunciou uma investigação contra os organizadores do evento que “ofenderam e abusaram da boa-fé dos fãs do cantor”.
Ele afirmou que “as investigações preliminares identificaram que o suposto responsável pela organização do show é Juan Carlos Araujo Duran, que está detido e é processado por ser o proprietário de uma aeronave apreendida com 459 quilos de cocaína em 2015 na República Dominicana”.
Araujo cumpre condenação por tráfico de drogas no centro El Rodeo II, a cerca de 53 quilômetros de Caracas, e, segundo Saab, contou “com a cumplicidade interna de seu local de reclusão”.
“Também teria enganado os organizadores do show de Anuel realizado em março”, acrescentou o procurador, que indicou que o traficante usava estas empresas para “lavagem de dinheiro”.
O diretor do El Rodeo II “já está privado de liberdade por atos de corrupção”, indicou o procurador.
No últimos dois meses, o governo da Venezuela impulsionou um plano de ocupação dos centros de reclusão para retomar o controle nas mãos de gangues, que os usavam para coordenar redes de extorsão e tráfico de drogas.
El Rodeo II não está entre as penitenciárias que sofreram intervenções.
Ao subir ao palco, Romeo Santos pediu desculpas ao público. Disse que foi uma “irresponsabilidade e falta de respeito a vocês, o público, aos meus músicos, meus técnicos”.
“Tenho 26 anos de trajetória (…) nunca faltei com meu público, nunca cheguei atrasado”, afirmou.
Crédito: Federico PARRA