Tese de Doutorado da Faculdade da Santa Casa de SP desenvolve primeiro aparelho nacional de Estimulação Elétrica Cerebral

 O aparelho desenvolvido pelo Departamento de Saúde Mental da FCMSCSP visa facilitar o acesso de pacientes ao tratamento de transtornos mentais, como depressão

Dr. Rafael Bernardon Ribeiro, Doutor pelo Programa de Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), desenvolveu e investigou em sua tese de Doutorado inovador aparelho de Estimulação Elétrica Cerebral Contínua, técnica de estimulação não invasiva da Neuromodulação e que visa estimular ou inibir determinada região cerebral.

A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Quirino Cordeiro, professor adjunto e Chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade, e teve como público focal pessoas com transtornos mentais, em especial, de depressão.

A tese denominada como “Desenvolvimento de equipamento de Estimulação Elétrica Transcraniana com Corrente Contínua (ETCC) e validação de seu emprego em ensaio clínico randomizado duplo-cego em pacientes com transtorno depressivo maior” foi publicada em 2020 e está dividida em duas fases: a de desenvolvimento do aparelho e o ensaio clínico para verificar sua funcionalidade.

Na segunda fase, o ensaio ocorreu com 29 voluntários diagnosticados com depressão grave, sendo que a avaliação no decorrer da pesquisa foi feita pelas escalas Hamilton e Beck. Desta forma, se o tratamento pelo aparelho foi considerado efetivo, será apresentado com a diminuição dos escores em ambas as escalas.

O aparelho de ETCC desenvolvido pelo Departamento de Saúde Mental da FCMSCSP é o primeiro de fabricação nacional e já foi registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o professor Dr. Quirino Cordeiro, o aparelho é de baixo custo, eficaz e de fácil manejo clínico por parte do médico psiquiatra. Devido ao baixo custo, o produto pode facilitar o acesso de pacientes ao tratamento de transtornos mentais.

Em 22 de novembro de 2023, o artigo com os resultados da tese foi publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria, periódico oficial do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O periódico é um fórum online nacional e internacional e divulga pesquisas de qualidade em Psiquiatria e Saúde Mental há mais de 70 anos.

O artigo foi intitulado como “Randomized clinical trial on the efficacy of a new transcranial direct current stimulation (tDCS) device in the treatment of depression: a low-cost option for developing countries?” e pode ser encontrado neste site.

Resultados da pesquisa:

  • Queda progressiva nos escores nas escalas Hamilton e de Beck no grupo ativo, enquanto o grupo sham (placebo) teve uma reversão da queda na última avaliação, após 30 dias do término da estimulação;
  • Produção de um produto final não apenas eficiente, mas testado e aprimorado para uso em psiquiatria, tanto na clínica como em pesquisa;
  • O baixo-custo do aparelho contribui na popularização e maior acesso à técnica;
  • O uso sinérgico com medicamentos pode fazer a diferença em uma a cada quatro pessoas (25%) no sentido de levar à remissão completa em um ciclo curto de tratamento, com pouquíssimos efeitos colaterais, simplicidade de uso, baixo custo e portabilidade.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/juliot96/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464