SUPERA Curitiba realiza evento gratuito sobre Conscientização à Doença de Alzheimer
No próximo dia 28 de setembro de 2023 a capital paranaense receberá uma edição exclusiva de um dos mais importantes eventos que tratam sobre as demências, em especial, a Doença de Alzheimer do Brasil. Despertando a sociedade para a Saúde do cérebro é uma iniciativa do SUPERA – Ginástica para o cérebro com a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e, no mês de Conscientização à Doença de Alzheimer acontece também em São Paulo, no dia 16 de setembro.
Em Curitiba o evento seguirá os moldes do evento de São Paulo, com programação gratuita e alguns dos maiores especialistas em envelhecimento do Brasil, além da participação da parceria científica do SUPERA – Ginástica para o cérebro, a professora doutora Thais Bento Lima. Confira a programação do dia 28 de setembro:
Programação
Painel 1: Alzheimer e Outras Demências: Prevenção e Fatores de Proteção
Profa. Dra. Viviane Zétola (Chefe da Neurologia do HC/UFPR)
Painel 2: Perda Olfativa e Auditiva: Preditivos de Alzheimer e Outras Demências
Prof. Dr. Herton Coifman (Otorrinolaringologia do HC/UFPR)
“Neste ano excepcionalmente o evento – que até o ano de 2022 era feito apenas em São Paulo, está acontecendo também em outras cidades do Brasil, em especial, em Curitiba teremos um evento exclusivo e presencial com foco principalmente nas pessoas que tem em suas famílias pessoas com a Doença de Alzheimer e outras demências”, pontuou o organizador do evento, Luiz Moraes, Diretor do SUPERA Online.
Qual é a relação do SUPERA com a Doença de Alzheimer?
O mês de setembro é considerado pela Organização Mundial da Saúde como mês de Conscientização à Doença de Alzheimer, principal entre as demências.
Por não ter cura, a resposta a Doença de Alzheimer está principalmente em bons hábitos de vida, ainda antes de sua manifestação, como boa alimentação, mudança de estilo de vida, prática de exercícios físicos e estimulação cognitiva.
Como tem forte apelo genético, pessoas que tem em suas famílias parentes que desenvolveram a Doença de Alzheimer conseguem retardar o aparecimento de sintomas adotando essas boas práticas, em especial, a estimulação cognitiva, ou treino cerebral.
A ginástica para o cérebro atua principalmente na formação de reserva cognitiva o que impacta positivamente no envelhecimento e cognição, mesmo em pessoas mais propensas a Doença, sobretudo por aspectos genéticos.
Serviço:
Despertando a Sociedade para a saúde do cérebro – edição Curitiba
Quando: 28/09/2023
Horário: das 15h30 às 18h30
Local: Anfiteatro da Unicesumar Curitiba – Campos Portão – R. Itajubá, 673 – Portão, Curitiba – PR, 81070-190