Startup paranaense leva tecnologias aeroportuárias pioneiras para a Smart City
A Pacer, paranaense residente do HIPE Innovation Center, leva para a Smart City as suas tecnologias pioneiras de embarque aéreo, que nasceram em Curitiba – PR e já estão expandindo para aeroportos de todo o país. Uma das tecnologias é o Tapete Digital, que está instalado na entrada do congresso e já está presente em mais de 70 portões de embarque do Brasil.
Outra novidade da Pacer que está presente no evento é a Biometria, tecnologia disruptiva que vem revolucionando o setor aeroportuário brasileiro por transformar os rostos das pessoas em documentos. A iniciativa automatiza os processos de check-in e embarque tanto de passageiros quanto de tripulantes e garante mais agilidade e segurança nos processos.
A expectativa da Pacer é que o Tapete Digital reduza em até 50% o tempo do embarque com o aumento de integração entre as companhias aéreas. A tecnologia utiliza Inteligência Artificial para projetar no chão um “tapete” com o número dos assentos em realidade aumentada, que se move conforme o fluxo de passageiros. Além de proporcionar uma organização mais inteligente e eficaz, o sistema também garante mais pontualidade nos voos.
Já a Biometria marcou o pioneirismo brasileiro com a primeira ponte área biométrica de ponta a ponta do mundo – Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). Com o Reconhecimento Facial, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 27%.
A Biometria faz parte do projeto Embarque +Seguro e foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, para tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.
Estar na Smart City vai ao encontro do DNA inovador da Pacer, que se destaca pela iniciativa de vanguarda. “Os aeroportos representam o cartão de visitas das cidades e as nossas soluções são desenvolvidas para transformar a experiência dos passageiros e tripulantes, reduzindo o tempo de embarque e filas. Trabalhamos focados em desenvolver ideias que façam a diferença no setor aeroportuário e que contribuam para que o Brasil atinja os mais altos níveis de desenvolvimento tecnológico”, afirma o diretor comercial, Giuliano Podalka.
Serviço:
O Smart City acontece até o dia 24 de março, em Curitiba, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui).