Startup brasileira exporta metodologia e tecnologia para Indonésia praticar o ESG
ESG Tech, so+ma, em parceria com a fundação Sig Way Beyond Good, chega em Jacarta para mudar comportamento dos moradores em relação aos recicláveis
A ESG Tech, so+ma, que há oito anos auxilia grandes empresas, consumidores, cooperativas, escolas, varejo e cidades a mudar o comportamento em relação aos produtos que são recicláveis no país, fará sua primeira estreia internacional na cidade de Jacarta, capital da Indonésia, levando toda a sua expertise em metodologia e tecnologia voltada ao ESG.
Em Jacarta, o sistema de recebimento de recicláveis será semelhante aos que já funcionam no Brasil. Um hub ficará disponível para que os participantes levem seus resíduos, os troquem por créditos e os mesmos possam ser trocados por benefícios como: vales, cupons de alimentos ou vouchers para outros bens e serviços.
Os materiais são classificados no local e reciclados por intermédio de um parceiro. “A so+ma é a oportunidade de se colocar o ESG na prática em qualquer lugar do mundo. Estamos muito felizes que a nossa metodologia e nossa tecnologia que funciona no Brasil está colaborando com um melhor impacto socioambiental em Jacarta”, enfatiza Claudia Pires, CEO e fundadora da so+ma.
Todo o sistema da so+ma será utilizado no programa Recycle for Good, lançado pela Fundação Sig Way Beyond Good e pela multinacional SIG Group. A parceria da SIG Group com a ESG Tech começou desde 2018 na cidade de Curitiba, onde a iniciativa mantém quatro unidades de recebimento de recicláveis. Além de receber os resíduos, o usuário se cadastra por meio do aplicativo do Recycle for Good que usa a tecnologia da so+ma, e a partir desses cadastros, é possível mensurar a quantidade de materiais que cada pessoa leva, gerando desta forma um extrato ambiental personalizado para cada participante. Para as empresas, este extrato ambiental pode revelar o perfil do consumidor e ser mais um momento de conversa após o descarte.
A parceria com a SIG Brasil rendeu a confiança para que a so+ma junto com a fundação desenvolvesse o programa Recycle for Good. “Ficamos muito felizes em expandir a parceria entre a SIG e a so+ma em outros países. Por meio da tecnologia da so+ma, hoje somos capazes de implementar programas de incentivo à reciclagem em qualquer lugar do mundo. Começamos no Brasil, onde já temos quatro pontos de recebimento no Paraná e agora na Indonésia. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o programa em todo o mundo”, celebra Isabela De Marchi, Gerente de Sustentabilidade para América do Sul na SIG.
A primeira unidade na Indonésia ficará no shopping Cibubur, no leste de Jacarta, onde está localizado um ponto de recebimento do programa Recycle for Good. Mais tarde, o objetivo é que o programa seja replicado para outras regiões.
A Indonésia foi um dos países escolhidos para receber a iniciativa pois é o segundo maior contribuinte de resíduos plásticos do mundo, produzindo mais de 5 milhões de toneladas de resíduos por ano, com cerca de 3 milhões de toneladas eliminadas nas águas de todo o país.
Uma das principais razões é que muitas pequenas ilhas não possuem coleta seletiva e nenhum sistema municipal para coleta de resíduos domésticos ou outros resíduos. Devido à falta de conhecimento sobre os perigos envolvidos, as pessoas despejam todos os resíduos em aterros sanitários, queimam ou descartam-nos no mar.
Sobre a so+ma
Fundada por Claudia Pires, cientista comportamental com mais de 25 anos de experiência em marketing, negócios e ESG, a so+ma é uma ESG Tech que atua como uma solução integrada de behaviour change em conjunto com uma eficiente gestão de dados. Colocando o ESG na prática, a so+ma une a intenção e a ação de reciclar atuando como um motor da mudança de comportamento no Brasil, auxiliando grandes empresas, escolas, fábricas, varejo e até mesmo outros países a colocar em prática a economia circular, gerar impactos sociais e ambientais positivos por meio de ações de mudança de comportamento dos consumidores. Por meio do programa so+ma vantagens, os participantes levam seus recicláveis, se cadastram no programa, ganham créditos e trocam estes pontos por cursos, alimentação, itens de higiene, ou se não quiser trocar, o participante pode enviar seus créditos para uma instituição de caridade. Presente em São Paulo, Salvador, Camaçari, Curitiba, Campo Largo e Goiânia, o programa já recebeu mais de 1,1, mil toneladas de resíduos apenas no ano de 2022, gerados por quase 21 mil famílias. É uma iniciativa que conta com muita tecnologia aliada ao ESG, pois além de ter um espaço físico para receber os recicláveis, por meio de dados do cadastro, a so+ma consegue mensurar o perfil de consumo do participante.
Sobre a FUNDAÇÃO SIG WAY BEYOND GOOD:
A Fundação SIG Way Beyond Good prevê um futuro no qual uma boa nutrição e água limpa estarão disponíveis para todos e os habitats naturais serão preservados para as gerações futuras. O objetivo da Way Beyond Good Foundation é fazer parcerias com outros para identificar, impulsionar e promover atividades e projetos que fortaleçam a sociedade civil e criem impactos positivos para o meio ambiente. Cartons for Good foi o primeiro projeto da fundação. Ele oferece soluções inovadoras contra a perda de alimentos e a desnutrição. Em Bangladesh, onde a fundação está executando o projeto desde 2019, o excedente de alimentos será preservado em embalagens SIG para que as escolas ofereçam às crianças carentes almoços regulares durante todo o ano. O Recycle for Good é o primeiro projeto da Fundação no campo da reciclagem e faz parte do compromisso Recurso+ da SIG. Ele se baseia em um sistema de recompensa no qual as pessoas recebem pontos por entregar materiais recicláveis, que podem trocar por alimentos e outros bens essenciais ou vouchers ou doar para uma organização social. O objetivo geral do programa é mudar o comportamento das pessoas e estar atento aos recursos naturais.