Somente 6 em cada 10 brasileiros afirmam que organizam as finanças mensalmente, revela Serasa
– Pesquisa inédita compara o uso do dinheiro e os hábitos de finanças
pessoais nos 27 Estados do país;
– Piauí é o Estado com consumidores que mais controlam as finanças mensalmente;
– Segundo o levantamento, 15% da população brasileira diz que não tem o costume de organizar as finanças pessoais.
Boa parte dos brasileiros está habituada aos planejamentos financeiros. O estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que 6 em cada 10 pessoas (56%) afirmam que organizam suas finanças mensalmente.
O levantamento também identificou que 11% dizem que controlam o próprio dinheiro com frequência, mas esquecem ou pulam alguns meses. Outros 18% contam que só organizam as finanças esporadicamente ou quando sentem necessidade. Já 15% dos entrevistados afirmam que não têm o costume de se preocupar com o assunto.
Anotações em papel (42%), verificação de faturas de cartão (33%) e acompanhamento online de extrato bancário (29%) são os métodos mais comuns. Planilhas (20%) e aplicativos de controle financeiro (12%) também fazem parte da rotina dos brasileiros. Além disso, 10% dizem que organizam gastos utilizando apenas a memória.
Estados que mais organizam as finanças
De acordo com o estudo da Serasa, os consumidores do Piauí têm a maior média nacional em relação ao controle mensal das finanças: 89%. Os moradores de São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás empatam em segundo lugar, com 88%, seguidos pelos de Santa Catarina e Paraná – ambos com 87%.
As populações de Rondônia (72%), Alagoas (78,5%) e Bahia (79%) são as que dizem menos se preocupar com o tema. Consumidores do Espírito Santo (80%) e Acre (80%) aparecem na sequência.
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.