Solve For Tomorrow Brasil lança guia para apoiar professores do ensino médio no desenvolvimento de projetos em conjunto com alunos
Atlas das Inquietações está disponível no formato digital e é totalmente gratuito
O Solve For Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da Samsung, lançou recentemente um material gratuito e digital voltado para o público docente do Ensino Médio. O Atlas das Inquietações é um guia para auxiliar professores de todo o Brasil a desenvolverem projetos em sala de aula junto a seus alunos, estimulando o pensamento crítico e científico de jovens estudantes de maneira colaborativa.
Trata-se de um material composto por um conjunto de atividades capazes de contribuir com a criatividade dos estudantes para encontrar situações-problema e elaborar soluções inovadoras para desafios reais das comunidades em que estão inseridos por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que é o foco do Solve For Tomorrow.
O Atlas das Inquietações tem como base as estratégias da Aprendizagem Baseada em Projetos e do Design Thinking, e usa a cartografia como referência para criar, de forma conjunta, a estrutura do Atlas, que é composta por três mapas. São eles: o Mapa Sensorial, voltado para a obtenção de conhecimento por meio da exploração; o Mapa do Desassossego, com foco no conhecimento pela síntese das situações-problema; e o Mapa das Ideias para adiar o fim do mundo, voltado para o conhecimento pelas soluções colaborativas de problemas.
“O Atlas das Inquietações, assim como os demais conteúdos desenvolvidos pelo Solve For Tomorrow Brasil reforçam a educação como um pilar de importância para a Samsung. Usar a tecnologia para contribuir com o avanço do sistema educacional no Brasil está entre os nossos principais objetivos, por isso, esperamos que este material alcance o maior número possível de educadores”, Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
“Professoras e professores poderão utilizar essa publicação para se inspirar e levar às salas de aula atividades que estimulem a criatividade, a cooperação entre pares e o protagonismo juvenil”, explica Maria Guillermina Garcia, gerente de programas e projetos do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow no Brasil. É um material construído levando em consideração os diferentes contextos escolares que temos no país, e que também não depende ou está restrito a recursos digitais para sua aplicação”.
O Atlas das Inquietações está alinhado aos recursos já existentes no site do Solve For Tomorrow e pode ser acessado através do link https://solvefortomorrowbrasil.com.br//documentos/atlas-das-inquietacoes.pdf.