Solarprime registra 37% de aumento nas vendas de sistemas fotovoltaicos com onda de calor
Sócio fundador da empresa Raphael Brito reforça que a maior parte das vendas vem de clientes residenciais que adquiriram sistemas que custam em média entre 10 e 20 mil
A recente onda de calor extremo registrada em novembro deste ano tem aumentado o consumo de energia elétrica em todo país. Com isso, houve uma procura mais elevada por sistemas fotovoltaicos, como maneira de reduzir os custos na conta de luz.
Dados da fintech Meu Financiamento Solar, especializada em financiamentos de sistemas fotovoltaicos, registraram um aumento de 20% no volume de simulações de créditos para compra de sistemas no mês de novembro em comparação com outubro.
Levantamento da Solarprime, rede de franquias de energia solar, corrobora com a tendência de aumento na procura por energia solar. De acordo com a empresa, houve um crescimento de 37% nas vendas de sistemas se comparado ao mesmo período de 2022.
“Novembro foi disparado o nosso melhor mês em vendas. É claro, que outros fatores contribuíram com a queda da Selic. Porém, os clientes estão preocupados com as temperaturas elevadas e estão buscando alternativas para reduzir os custos com a conta de energia”, afirma o sócio e fundador da Solarprime Raphael Brito.
Brito ainda complementa que a maior parte das vendas vem do cliente residencial que costuma adquirir projetos fotovoltaicos mais simples e que custam em média entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.
A onda de calor que afetou o país elevou o consumo de eletricidade a níveis históricos, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O movimento pressiona ainda mais o recurso hídrico na matriz elétrica nacional. Além disso, a elevação da perspectiva de um El Niño mais severo no Brasil e na própria América do Sul, conforme projeções, deve impactar o preço da energia elétrica aos consumidores brasileiros em 2024.
Economia de energia de até 90%
Por meio da geração de energia solar, com a instalação de um sistema fotovoltaico, é possível obter uma economia de até 90% da conta de luz. Além de contribuir para a produção de energia limpa, o que é benéfico para o meio ambiente, o consumidor também poderá valorizar seu imóvel.
O investimento tem payback de 4 anos e no 5º ano, o consumidor verá o retorno porque já terá quitado o sistema. Mesmo assim, desde o primeiro momento, serão observados altos níveis de rendimento e economia.
Outra vantagem observada é que o sistema possui uma durabilidade de pelo menos 25 anos, representando uma grande vantagem a médio e longo prazo para o consumidor.
Sobre a Solarprime
A Solarprime é a maior rede de franquias do Brasil em soluções de energia solar fotovoltaica, pioneira no setor atuando desde 2014, com milhares de sistemas instalados, entre residenciais, comerciais, industriais, rurais e outros. Está presente nos 26 estados e Distrito Federal com mais de 470 unidades. A entrada da Solarprime no franchising se deu em 2016, quando seus fundadores viram a oportunidade de expandir o negócio por todo o território nacional, com o objetivo de atender à demanda dos consumidores por uma solução que proporciona economia financeira e sustentabilidade simultaneamente. A empresa é considerada a maior rede de franquias de energia solar do país, certificada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).