22 de setembro de 2024

Skatistas brasileiros chegam com tudo no X-Games, nos Estados Unidos

Gui Khury competirá no Vert, Vert Best Trick e Mega Rampa. Crédito: Leandro Terrile/Red Bull Content Pool

Pedro Barros e Gui Khury irão representar o Brasil em modalidades diferentes a partir deste domingo (16)

Grandes nomes do skate nacional chegam com tudo em mais uma edição do X-Games, que acontecerá nos Estados Unidos, entre os dias 16 e 23 de julho. No maior campeonato de esportes radicais do mundo, Pedro Barros e Gui Khury representarão a região Sul do Brasil, em duas modalidades: Park e Vert + MegaRampa, respectivamente.

Atualmente, o medalhista Olímpico em Tóquio, Pedro ocupa a quinta colocação no ranking mundial e é multicampeão, principalmente quando se trata de X-Games. O skatista de 28 anos coleciona 10 medalhas no campeonato, sendo 6 de ouro, na modalidade park, além de 8 títulos mundiais na mesma modalidade, entre outros títulos.

Aos 12 anos, o skatista catarinense ganhou seu primeiro campeonato profissional e aos 15 ganhou seu primeiro X-Games, cravando o começo do sonho de viver do skate. “É sempre uma emoção muito grande competir, vou me dedicar ao máximo para trazer mais uma medalha pro Brasil”, declara Pedro. 

Já Gui Khury, de apenas 14 anos, possui seis medalhas em apenas cinco participações nos X-Games. O skatista curitibano coleciona medalhas tanto na modalidade Vert quanto no Vert Best Trick, que consiste em realizar a melhor manobra na pista vertical, e está focado em conquistar mais medalhas para a coleção nas duas modalidades e na Mega Rampa.

“Competir no X-Games é sempre um desafio, mas sei o quanto me dediquei pra fazer o meu melhor. Vou com tudo pra conseguir uma boa pontuação”, afirma Gui Khury, que, em 2021, fez história ao ser o primeiro skatista a completar, em um campeonato, o 1080° – três giros completos no ar – em uma pista vertical, superando o recorde do americano Tony Hawk, conhecido como a lenda do skate mundial, e o mais jovem atleta a ganhar medalha de ouro no X-Games. 

Gui compete na Mega na próxima quinta-feira (20), Vert na sexta-feira (21) e no Vert Best Trick dia 23, já Pedro entra em ação no sábado, dia 21 de julho, para tentar a 11° medalha no currículo

Optimized by Optimole