Seminário Memória e Justiça: 150 anos de história do TJMG
Evento faz parte das comemorações do Sesquicentenário da Corte Mineira e será realizado em Ouro Preto nos dias 17 e 18 de outubro
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e iniciativa da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), vai realizar o “Seminário Memória e Justiça: 150 anos de história do TJMG”, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), nos dias 17/10 e 18/10 (terça e quarta-feira).
O público-alvo são magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras, colaboradores terceirizados do TJMG e público externo. Já estão confirmadas presenças de autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo de todo o país, além de professores, pesquisadores e museólogos. O endereço do Centro de Convenções é na Rua Diogo de Vasconcelos, 328, no bairro do Pilar, em Ouro Preto.
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, vai conduzir a solenidade de abertura ao lado do superintendente da Mejud e membro da Comissão dos 150 anos, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, e do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (primeiro Tribunal de 2ª Instância do Brasil), desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
O seminário terá uma programação intensa. Serão tratados diversos temas como “A 1ª instância como elemento fundamental da construção da História da Justiça”; “O Poder Judiciário, suas origens e desdobramentos na Colônia brasileira”; “Justiça Brasileira: Colônia, Império e República”; “Da beleza do Direito ao direito à beleza: Museu e patrimonialização no Judiciário” e “O Poder Judiciário e seus guardiões institucionais nos Tribunais”, entre outros.
“O seminário é mais um evento de reflexão sobre o sesquicentenário do tribunal da sua criação para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Judiciário mineiro. Os 150 anos do TJMG têm um significado extraordinário na história do estado. Desde sua criação em 1873 por D. Pedro II aos dias atuais, a 2ª Instância tem sido fundamental para o correto ordenamento e segurança jurídica em Minas Gerais. O seminário pretende jogar luzes sobre todos esses temas e mostrar como o TJMG contribuiu, e tem contribuído, para que tenhamos uma sociedade melhor”, diz o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.
Confira aqui a programação completa do “Seminário Memória e Justiça: 150 anos de história do TJMG”.
SERVIÇO:
Seminário Memória e Justiça: 150 anos de história do TJMG
Data: 17 e 18 de outubro – terça e quarta-feira
Horário: dia 17/10, das 8h às 18h e no dia 18/10, das 8h às 16h30
Local: Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto
Endereço: Rua Diogo de Vasconcelos, 328, no bairro do Pilar
Mais informações: (31) 3247-8772