Semana anti bullying tem golden retriever palestrante e super-heróis para orientar alunos
Rodas de conversa e atividades lúdicas fazem parte da programação e alertam sobre problemática. Preocupação com o tema ganhou força essa semana, com o caso do menino de 13 anos, em Praia Grande (SP), vítima fatal da agressão de colegas
O mascote do bom comportamento, o golden retriever Lenon, e os personagens Heróis da Amizade estão de volta ao Colégio Santo Anjo, em Curitiba, para trazer aos alunos a temática anti bullying. De forma lúdica, eles participam do projeto Todos Contra o Bullying, que tem como objetivo orientar crianças e adolescentes e evitar a prática na escola.
A recorrente preocupação dos pais com o bullying na escola foi reforçada nos últimos dias com o caso de um menino de 13 anos, no interior de São Paulo, vítima fatal da agressão de colegas. O assunto vem ganhando espaço na imprensa e na preocupação das famílias e educadores.
“O tema precisa ser discutido de forma clara e permanente na escola. Nós promovemos atividades para os alunos de todas as idades, com conversas e atividades para ensinar as crianças a respeitarem as diferenças, evitarem brigas e cultivarem a solidariedade”, conta a assessora do ensino fundamental do Colégio Santo Anjo, em Curitiba, Adriana Wzoreck. Além das atividades preventivas e educativas rotineiras, anualmente, sempre em abril, a escola promove uma semana inteira dedicada ao tema, com atividades para os alunos e orientações para professores.
As palestras com o cachorro já são uma tradição na escola e uma forma de chamar a atenção das crianças para assuntos importantes do dia a dia na escola. Ao lado da tutora, ele “apresenta” temas sobre comportamento e encanta as crianças.
Já os heróis são personagens criados para trazer o assunto do bullying de forma lúdica e didática. As crianças confeccionam cartazes dos super-heróis, criam medalhas e máscaras, participam de rodas de leitura e conversas sobre o tema – e no final, recebem um certificado de Heróis da Amizade, numa entrega solene.
Como evitar
A palavra bullying vem da expressão “bully”, em inglês, que significa “brigão” e diz respeito a comportamentos que algumas pessoas têm com as outras que não são legais. É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
Apelidos e xingamentos frequentes são a forma mais comum. As pessoas rotulam seus colegas a partir de características físicas: gordo, magro, baixinho, quatro-olhos, entre outros. Além disso, quando um dos alunos não realiza certas tarefas tão bem quanto os outros, este também sofre diminuição. É necessário, portanto, atentar-se à exclusão.
Além de conscientizar os alunos, o Colégio Santo Anjo orienta os professores a estarem sempre atentos para identificar as atitudes o quanto antes. “Muitas vezes as crianças não contam sobre o problema, até por medo de represália dos colegas”, diz a coordenadora.
Violência física e fofocas são outras formas de bullying. Caso as atitudes não sejam pegas em flagrante, há sinais de que uma criança pode estar sofrendo bullying: relutância para ir à escola; queda do desempenho ou até mesmo regressão no aprendizado; ansiedade ou medo de ficar junto com os colegas; súbita agressividade; queda da autoestima.