Pesquisa da Walk The Talk que avalia a percepção de brasileiros sobre problemas atuais aponta que “mudanças climáticas” estão entre os temas de maior preocupação no Brasil
O Fórum Econômico Mundial de 2023 ocorre em meio ao lançamento da terceira edição da pesquisa Índice GPS – Global Positioning On Sustainability, um estudo inédito realizado pela Walk the Talk, que mapeia as principais preocupações dos brasileiros, como agem e o que esperam das empresas quando o assunto é ESG. O tema do encontro deste ano é “Cooperação em um mundo fragmentado” e deve reunir 1.700 líderes empresariais e 400 líderes políticos, entre chefes de estados e ministros de governo.
O evento, que começou na última segunda e segue até sexta-feira em Davos, na Suíça, tem como lema reconstruir a confiança e moldar os princípios e as políticas necessárias para enfrentar os desafios globais mais urgentes de 2023. Entre os assuntos mais discutidos até o momento estão as grandes transformações desencadeadas pela pandemia do Covid-19, a guerra na Ucrânia e os desafios climáticos e ambientais, principalmente nos países em desenvolvimento.
A pauta climática que ganha destaque em Davos está entre as principais preocupações dos brasileiros. É o que mostra a nova onda do Índice GPS – Global Positioning on Sustainability, que foi respondido por 4.859 pessoas, entre homens e mulheres, de 16 a 64 anos, das classes A, B e C com representatividade de todas as Regiões do Brasil.
A pesquisa avaliou 24 problemas globais, divididos em três dimensões – ambiental, político-econômico e social – para entender o grau de conhecimento e de importância entre os brasileiros. Na dimensão ambiental os principais problemas apontados são: aquecimento global e mudanças climáticas, uso excessivo de plástico, poluição do ar, uso excessivo da água, risco de extinção das espécies animais, vegetais e minerais, grande produção de lixo, desmatamento e uso excessivo de petróleo e energia de fontes não renováveis nem verdes.
A principal novidade desta terceira onda da pesquisa é que, em relação à onda anterior de Março de 2022, a preocupação dos brasileiros com relação aos principais problemas atuais teve um aumento significativo de 13% – enquanto as ações feitas para mitigar estes temas caiu 3%. E, enquanto aumenta o discurso e diminui a prática dos brasileiros, eles esperam ainda mais das empresas. 98% dos entrevistados acreditam que as empresas podem ser agentes de mudanças neste cenário ESG – um aumento de 4% em relação à última sondagem – principalmente mudando seus produtos e condutas para serem mais sustentáveis e influenciando os consumidores a agir.
Através de análises estatísticas, a Walk the Talk classificou as 54 marcas analisadas e as divide em cinco grupos de acordo com a percepção dos consumidores sobre como agem estas marcas em relação a temas ESG. Entre as marcas apontadas estão: Avon, Natura, Dove, Boticário, Johnson’s, Guaraná Antarctica, Ambev, Heineken, Sadia, Pepsico, Coca Cola, P&G, Unilever, Globo, Youtube, Facebook, Google, Netflix, Instagram, Disney, Itaú, XP, NU Bank, Bradesco, Magalu, Americanas, Mercado Livre, Amazon, Mc Donalds, Burger King, iFood, Rappi, Carrefour, BIG, Pão de Açúcar e muitas outras.
Walk the Talk é uma Impact-Tech, um ecossistema de dados, conteúdo e expertise que ajuda as empresas a tomarem decisões para um crescimento sustentável. É líder e pioneira em seu segmento e ajuda empresas e marcas a direcionarem sua atuação de forma consistente nos temas de ESG, comunicação e posicionamento de mercado.
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