Seca no Amazonas afeta o nível do 7º maior rio do mundo
Na segunda-feira (16), uma informação tem chamado atenção do público, foi divulgado que o Rio Negro, localizado no estado do Amazonas, está com o seu nível mais baixo de todos os tempos. De acordo com dados do Porto de Manaus, o rio tinha apenas 13,59 metros na maré baixa. Desde que as medições começaram a ser feitas em 1902, este é o registro mais baixo que se tem a respeito.
Antes de 24 de outubro de 2010, quando foi registrada uma maré baixa de 13 pontos (63 metros), o nível do rio nunca tinha estado tão baixo. Apenas quatro vezes nos últimos 50 anos o Rio Negro caiu abaixo de 15 metros.
Dado o padrão recente de quedas, ainda existe a possibilidade de que o nível recorde mais baixo deste ano seja superado mais uma vez. O nível do rio diminuiu 10 centímetros entre domingo, 15 de março, e esta segunda-feira (16). Embora o valor seja apenas metade do observado entre 1 e 2 de outubro, quando a redução foi de 20 centímetros, ainda é um número preocupante, devendo demorar mais alguns dias até que a altura do rio volte a subir. As mudanças climáticas estão sendo destaques e preocupando os especialistas em meio ambiente.