O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) está com inscrições abertas para o espaço Estação Moda RS, estande coletivo de expositores que estará na Brazilian Footwear Show – BFSHOW. O subsídio é de 40% do valor e compreende o espaço, montagem e o layout em metragens que variam de 9 a 30 metros quadrados por empresa. A primeira edição da feira, realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e operacionalizada pela NürnbergMesse Brasil, acontece nos próximos dias 21 a 23 de novembro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS.
A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca que o objetivo do projeto é promover o acesso a mercados para micro e pequenas empresas gaúchas, fabricantes de calçados, bolsas e artefatos, fortalecendo o polo calçadista do Rio Grande do Sul. “O espaço apresentará empresas que têm design, mão de obra e matéria-prima como diferenciais quase que exclusivos, então é uma área que se torna nobre dentro da BFSHOW pela qualidade do que é ofertado”, avalia Letícia.
Otimização de negócios
Com o objetivo de fomentar negócios de forma prática e otimizada, os expositores confirmados na BFSHOW, independente do porte, poderão indicar até 30 compradores nacionais e até 30 compradores internacionais para compor a lista de potenciais convidados. “A BFSHOW nasceu por meio de uma demanda do mercado por uma feira que, efetivamente, fosse transparente – os dados divulgados são auditáveis – e focada em negócios. Por isso, a ideia de otimizar a vinda de compradores potenciais é fundamental para o evento”, ressalta Letícia, acrescentando que os lojistas e importadores selecionados serão beneficiados com passagem e/ou hospedagem para todo o período da feira.
O gerente regional do Sebrae/RS para os Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti, comenta que a iniciativa vai ao encontro de um movimento importante no mercado de feiras de calçados e artefatos. “A missão do Sebrae é estar atento aos movimentos e demandas do mercado. Neste contexto, identificamos uma sinalização sobre o setor de feiras e o interesse dos nossos clientes nessa participação”, diz.
Para Rico Azeredo, Head de Novos Negócios da NürnbergMesse Brasil, iniciativas como a do Sebrae/RS são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento da indústria nacional. “A atuação do Sebrae, tanto o nacional quanto dos seus braços regionais, sempre se deu no sentido de democratizar o acesso a mercados para empresas de menor porte. O apoio irá potencializar não somente a própria BFSHOW, mas o setor produtor de calçados e bolsas no Rio Grande do Sul”, avalia o executivo.
As inscrições para a Estação Moda RS estão abertas até o próximo dia 22 de setembro e podem ser feitas no link. O sorteio das empresas selecionadas será realizado no dia 26 do mesmo mês.
União
Atualmente com cerca de 120 das principais marcas de calçados brasileiras confirmadas, a BFSHOW conta com a parceria oficial da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e apoio do Sebrae, da Assintecal e de sindicatos das indústrias de calçados da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Birigui, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Farroupilha, Fortaleza, Franca, Igrejinha, Jaú, Nova Serrana, Novo Hamburgo, Parobé e Sapiranga. A expectativa é de que o evento ocorra com mais de 150 marcas em novembro.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a operadora
A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, uma das 15 maiores empresas internacionais organizadoras de eventos do mundo. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, Estados Unidos, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.