“Se Liga!” no Paraná: Professores questionam eficácia e autonomia na recuperação de aprendizagem
Desde o início do mandato do governador Ratinho Júnior, o programa “Se Liga!” tem gerado controvérsias entre os educadores do Paraná.Destinado à intensificação da aprendizagem e recuperação de conteúdos, o programa permite que alunos com desempenho insatisfatório participem de atividades intensivas para aprovação.No entanto, muitos professores questionam a eficácia dessa abordagem e a autonomia docente na avaliação dos estudantes.
A principal crítica reside na pressão exercida pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) sobre tutores, diretores, pedagogos e professores para que promovam o maior número possível de alunos. Essa orientação tem levado a situações em que estudantes que não demonstraram comprometimento ao longo do ano letivo, apresentando indisciplina e desrespeito às normas escolares, são aprovados após participarem de breves atividades no “Se Liga!”.
A APP-Sindicato, entidade que representa os profissionais da educação no estado, expressou preocupação com a implementação do programa. A entidade questiona a cobrança insistente e a implementação de programas como o “Se Liga!” e o “Prova Paraná”, argumentando que, na prática, têm resultado em mais pressão sobre os educadores e menos autonomia para avaliar o real aprendizado dos alunos .
Além disso, a eficácia do “Se Liga!” tem sido questionada. Professores apontam que a participação em atividades intensivas de curta duração não é suficiente para suprir lacunas significativas no aprendizado dos alunos. A preocupação é que essa abordagem possa levar à promoção de estudantes sem que tenham realmente assimilado os conteúdos necessários para o avanço acadêmico.
Em resposta, a SEED defende o programa como uma estratégia para garantir a aprendizagem dos estudantes e reduzir a evasão escolar. A secretaria enfatiza que o “Se Liga!” é uma ação de intensificação de aprendizagem voltada para a recuperação da aprendizagem, oferecendo aos alunos a oportunidade de reforçar conteúdos essenciais.
No entanto, a divergência entre a proposta da SEED e as críticas dos educadores evidencia um debate mais amplo sobre a qualidade da educação no Paraná. A tensão entre a busca por resultados quantitativos e a necessidade de uma educação de qualidade que respeite a autonomia dos professores e o processo de aprendizagem dos alunos permanece um desafio a ser enfrentado pelas autoridades educacionais.
Para aprofundar-se nas discussões sobre o programa “Se Liga!” e suas implicações, confira o vídeo abaixo:
video Se liga: é tempo de aprender mais! Abordagens pedagógicas e desafios.