Entre os dias 18 e 20 de maio, a Companhia leva quatro obras de seu repertório ao palco do Teatro Festspielhaus, em Baden-Baden
corpo artístico da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa –, está de volta aos palcos dos teatros europeus para mais uma turnê internacional. Em 2023, a turnê será dividida em dois momentos, sendo o primeiro agora em maio, com três espetáculos na Alemanha e no segundo semestre, a SPCD embarca novamente, dessa vez para apresentações em mais quatro cidades da Alemanha entre o final de outubro e início de novembro, e depois para outras seis cidades da França, no final de novembro e dezembro.
O primeiro destino da São Paulo é a cidade de Baden-Baden, onde o elenco se apresenta – pela 3ª vez em sua história – entre os dias 18 e 20 de maio no palco do Teatro Festspielhaus. A Companhia – que completa 15 anos de funcionamento em 2023 – mostra a diversidade de seu repertório em um programa que inclui as obras Odisseia, assinada pela francesa Joëlle Bouvier; o duo de Pássaro de Fogo, de Marco Goecke, com remontagem de Giovanni Di Palma; Cartas do Brasil, de Juliano Nunes; e Agora, de Cassi Abranches.
Odisseia é uma viagem, um reencontro consigo mesmo. Movida pela questão dos migrantes da atualidade, a coreógrafa constrói uma estrutura dramática e poética que aborda temas como mudança, transição, partida e a esperança de uma vida melhor. A obra tem coprodução com Chaillot – Théâtre National de la Danse, na França. Já o duo de Pássaro de Fogo foi criado para a música de Stravinsky – composta para o balé de Michel Fokine, The Firebird, estreado em 1910. O coreógrafo remodela o que na época estava totalmente de acordo com o caráter dos contos de fada russos originais – a luta de Ivan Tsarevich contra o mágico Koschei para libertar Tsarevna e seus companheiros do cativeiro – desembocando em um encontro entre duas criaturas tímidas. Cartas do Brasil é a primeira criação de Juliano Nunes para a São Paulo Companhia de Dança e para uma companhia Brasileira. Nunes criou inspirado na Bachiana Brasileira no 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e nas suas memórias de infância que lhe remetem ao universo dos pássaros e das florestas. Na dança, as mãos, os braços e as cabeças vibram e nos lembram as imagens das asas dos pássaros, das folhas ao vento, do menear das cabeças das aves. Por fim, Agora explora a palavra tempo em seus possíveis significados: musical com dinâmicas e sonoridades; cronológico com lembranças e expectativas; temperatura com diferentes graus e intensidades. A coreógrafa esculpe os movimentos no corpo de cada bailarino a partir dos ritmos musicais da trilha composta por Sebastian Piracés, que utiliza bateria e elementos de percussão afro-brasileiros, misturados ao rock contemporâneo e ao canto. A obra recebeu o Prêmio APCA de Melhor Coreografia de 2019.
As turnês internacionais da São Paulo Companhia de Dança acontecem desde 2010 e são totalmente custeadas pelos contratantes, não sendo necessárias para as suas realizações utilização de recursos provenientes da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ao todo, a SPCD já realizou 207 apresentações no exterior, somando um público de quase 250.000 pessoas.
“É sempre um prazer levar a nossa dança, a dança do nosso país, para os palcos internacionais. Especialmente este ano, em que celebramos 15 anos de atividades da São Paulo Companhia de Dança, expandir o alcance da nossa arte é mais do que nunca a validação da excelência do nosso trabalho em um mercado exigente e competitivo. Além disso, a turnê é uma importante fonte de captação de recursos para a ampliação das atividades em nosso Estado e para a produção artística”, comenta Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EXECUTIVA | INÊS BOGÉA é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.