3 de maio de 2024

Santuário de Londrina realiza formação para preparar novos ministros leitores

A participação é gratuita e, neste primeiro encontro, no sábado (27), das 10h às 11h30, o tema será uma introdução sobre a importância de proclamar a Palavra de Deus

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, realiza, no próximo sábado (27), das 10h às 11h30, a primeira etapa de uma formação com cinco encontros para preparação de novos ministros leitores, que atuarão nas missas e atividades da comunidade. A participação é gratuita e, neste primeiro encontro, o tema será uma introdução sobre a importância de proclamar a Palavra de Deus, a partir de documentos da Igreja e com base na Bíblia. Quem irá ministrar essa formação é o ministro leitor Cristiano Dias.

“Essa é a primeira de pelo menos mais quatro ou cinco formações, cujo objetivo é preparar as pessoas para proclamarem a Palavra de Deus, com o conhecimento dos ritos, dos documentos e da utilização de todos os instrumentos necessários para a leitura”, ressalta Sandra Mantovani, integrante da Pastoral da Liturgia e ministra leitora do Santuário. De acordo com ela, um ministro leitor deve ter ciência do rito litúrgico, do significado de proclamara a Palavra de Deus, além de ter postura e técnica de leitura, sabendo utilizar equipamentos como microfone.

Cristiano Dias explica que, neste primeiro encontro, serão trabalhados diversos temas, entre eles a importância da Palavra de Deus para a vida da fé, quem é o(a) ministro(a) leitor(a) e o que a Igreja diz sobre esse ministério. Também é tema do encontro a prática e o uso do microfone, manuseio do Lecionário (livro onde constam as leituras das missas), postura e como ler os diversos gêneros que aparecem na Bíblia. Atualmente, o Santuário possui 70 ministros leitores preparados e cadastrados para a função, distribuída em diversas missas e celebrações do final de semana e durante a semana.

De acordo com o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, essa formação é importante para que as pessoas possam estar preparadas para assumirem uma função muito importante. “Muitos fieis querem ajudar, mas nem sempre sabem como. Alguns gostam de ler, mas têm vergonha ou medo. Por isso, queremos preparar as pessoas para que sintam-se capacitadas a desempenhar a proclamação da Palavra de Deus com segurança”, ressalta o sacerdote.  

Santuário

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil. 

Sobre o Autor