22 de setembro de 2024

Santuário cede espaço para UBS Vila Nova para atendimento de populares enquanto prédio passa por reformas

No total, serão utilizadas quatro salas físicas, mas, se precisarem, as equipes poderão utilizar outros ambientes, como o salão

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Londrina, recebe a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, que passa a funcionar a partir desta quarta-feira (4) no espaço, onde serão ofertados alguns atendimentos. O local passa por obras de reforma e adequações e o tempo em que a unidade funcionará no Santuário será de cerca de quatro meses. No total, serão utilizadas quatro salas físicas, mas, se precisarem, as equipes poderão utilizar outros ambientes, como o salão, para atividades específicas.

“Esta é também uma das missões de um Santuário: abrir as portas para as pessoas. Por isso, com muita alegria e naturalidade recebemos a Unidade Básica de Saúde aqui em nosso espaço, afinal, estamos sempre abertos para receber o povo, ainda mais se for para atendimento de saúde e do serviço público”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Nas salas adaptadas para os serviços, funcionarão vacinação, atendimento ginecológico e entrega de medicamentos, entre outros. A triagem será feita na sala ao lado do portão principal da igreja. Só depois de verificada a demanda, os pacientes serão encaminhados para o interior do Santuário até a UBS provisória.

O padre Rodolfo garante que a ocupação da UBS nas salas do Santuário não afetará nem o funcionamento das atividades corriqueiras da comunidade nem, tampouco, a grande Festa da Padroeira, que será realizada no dia 12/10. “A maioria das nossas atividades e reuniões é feita após o período de atendimento da UBS. Mas, mesmo assim, temos muitas outras salas disponíveis para a utilização da comunidade. Além disso, estamos nos programando na Festa da Padroeira para utilizar outros espaços”, ressalta.

UBS

A reforma da UBS custará R$ 255.617,27 para a Prefeitura e será executada pela Tekenge Engenharia, empresa contratada pelo Município para realizar a manutenção dos edifícios públicos. Os serviços a serem executados incluem adequação de acessibilidade, troca de pisos, pintura externa e interna, nova comunicação visual, melhorias das instalações elétricas e hidráulicas, manutenção do telhado, substituição de portas e bancadas, entre outras correções e intervenções que vão melhorar a experiência dos pacientes e servidores que atuam na UBS Vila Nova.

Optimized by Optimole