19 de setembro de 2024

SafeSpace lança treinamento online para combater assédio nas empresas

A sign that says "Safe Space."

A nova ferramenta oferecerá conteúdos com abordagem leves e construtivas para auxiliar no enfrentamento de problemas no ambiente de trabalho

A SafeSpace, startup voltada para soluções no combate ao assédio nas empresas, acaba de lançar plataforma de cursos online como uma nova modalidade de treinamento. Nela, os colaboradores poderão acessar conteúdos de prevenção e combate ao assédio e discriminação, neste primeiro momento do lançamento.

Objetivo do novo produto é ser mais uma ferramenta disponível para auxiliar na construção de ambientes de trabalho éticos, seguros e inclusivos. De acordo com Rafaela Frankenthal, CEO da SafeSpace, já havia a disponibilização do treinamento em formato de workshop, ao vivo. “A pedido dos nossos clientes, criamos um modelo de treinamento de compliance com conteúdo online e em módulos, na intenção de tornar o aprendizado mais dinâmico. Abordamos tópicos de forma atual e construtiva, sem constrangimento, para ajudar as pessoas a entenderem como lidar com situações de assédio no dia a dia”, explica

A startup pretende, a partir da nova ferramenta, adotar uma abordagem mais leve e descontraída para modificar a experiência das empresas nos assuntos relacionados ao compliance. A ideia é replicar o método realizado na transformação da visão dos canais de denúncia. Além de cumprir com requisitos formais de conformidade, o conteúdo do treinamento abordará tópicos como a diferença entre assédio e paquera, o papel da testemunha e da liderança em casos de assédio, vieses inconscientes, questões de gênero, etnia e orientação sexual.

“Assuntos de compliance são sérios e às vezes complexos, mas entendemos que eles precisam fazer parte do dia a dia de trabalho de uma forma leve e construtiva. Por isso, pensamos em um formato de conteúdo bem gráfico, que contém vídeos em animação, tirinhas, e quizzes, para que a experiência seja produtiva para as empresas e para as pessoas”, pontua Rafaela que acredita nesta fórmula como ideal para educar e estimular as pessoas a promoverem ambientes de trabalho éticos, seguros e inclusivos.

De acordo com a pesquisa ‘Trabalho sem assédio’ realizada pelo Linkedin em parceria com a Think Eva em 2022, 47% das mulheres já sofreram assédio no ambiente de trabalho. Desta porcentagem, ⅙ das vítimas pedem demissão. O estudo aponta que o problema tem impactos negativos para as pessoas envolvidas e para a empresa, que ainda tem muita dificuldade de acolher e solucionar casos internamente.

Diante deste cenário e dos pedidos dos clientes, a SafeSpace escolheu o tema do assédio para ser o primeiro conteúdo de lançamento. “Além deste, lançaremos no mercado diversos conteúdos de treinamento online, sempre com o objetivo de ir além dos requisitos de conformidade e encorajar mudanças de comportamento positivas e construir ambientes de trabalho mais saudáveis”, finaliza a CEO.

Sobre a SafeSpace:

Criada em março de 2020, a SafeSpace é uma startup que nasceu com a proposta inovadora de ser uma plataforma digital capaz de prevenir, comunicar e resolver problemas de comportamento no trabalho de forma rápida, prática e eficaz, substituindo os antigos e obsoletos canais de denúncia analógicos e contribuindo para a construção de uma cultura de confiança dentro das empresas. A plataforma guia o usuário ao longo de todo o processo, ajudando-o, inclusive, a entender se o fato que pretende relatar pode ser mesmo classificado como um problema de conduta. A ferramenta foi projetada para capturar todas as informações necessárias, reduzindo o tempo gasto com investigação. Por meio de um painel intuitivo, o administrador consegue gerenciar informações de maneira eficiente e pode fazer perguntas para o colaborador, mesmo em modo anônimo. Quem relatou, por sua vez, consegue acompanhar todo o processo em tempo real, identificando quando seu relato foi visualizado, quando a empresa deu início à investigação e qual o resultado do processo.

Optimized by Optimole