Com as presenças de Leticia Bufoni, Lucas Rabelo e do vice-mundial Gustavo Ribeiro, capital fluminense sedia o Red Bull Rio Conquest, em maio
Inspirado nos cartões-postais da capital fluminense, o Brasil será palco de um evento inédito de skate: o Red Bull Rio Conquest, nos dias 27 e 28 de maio, com obstáculos construídos sob medida e inspirados em pontos icônicos da cidade. Com a presença de nomes com grandes chances de estarem em Paris, da nova geração brasileira, retorno de Leticia Bufoni e vista do Pão de Açúcar, a competição de street coloca frente a frente os atletas para que mostrem todo o seu repertório em estrutura projetada sobre a areia, na Praia de Botafogo (RJ).
Sob conceito que combina três elementos (formato mata-mata, pista que remete a picos clássicos da cidade e locação icônica), o Red Bull Rio Conquest chega à praia fluminense entre os dias 27 e 28 de maio. Multicampeã e ícone do skate feminino brasileiro, Leticia Bufoni marcará presença e volta às pistas. Aldana Bertran, melhor argentina no ranking mundial, é outro nome confirmado. Entre os homens, o vice-campeão mundial Gustavo Ribeiro (POR) e o finalista olímpico Angelo Caro (PER) estão garantidos, assim como Lucas Rabelo, um dos grandes nomes do País visando a 2024.
“Fico muito feliz pelo Brasil receber um evento tão incrível como esse. Nós temos uma energia calorosa, animada, o que vai ser demais, além da própria cidade do Rio de Janeiro, que é maravilhosa. Quero vencer aqui no Brasil e curtir o evento com minha família e amigos”, afirma Leticia Bufoni. “Adoro sentir adrenalina, viver experiências fora do comum. Então, curto muito, principalmente essa união do skate com paisagens, viagem e tudo o que me tire da zona de conforto”, completa Bufoni.
Com a curadoria da lenda do skate nacional Cezar Gordo, referência técnica no País, o Red Bull Rio Conquest também contará com a presença do rapper L7nnon, um dos nomes de peso com participação especial no evento. Na primeira edição, Leticia Bufoni ampliou a sua coleção de títulos ao se tornar campeã, em estrutura com visual para Torre Eiffel, superando a espanhola Andrea Benitez e a francesa Charlotte Hym. De quebra, ainda contou com apoio presencial do amigo e astro do futebol Neymar Jr.
Formato especial e Rio como ‘capital do skate mundial’
Após passar por Paris (2021) e Lisboa (2022), a competição chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, local que já sediou os maiores eventos mundiais de skate. O Red Bull Rio Conquest reunirá 44 atletas, sendo 22 na categoria feminina e 22 na masculina. As disputas vão acontecer no formato mata-mata (x1), ou seja, dois skatistas participam de jam sessions ao mesmo tempo. Um júri especializado escolhe qual atleta venceu a bateria para seguir na disputa do título. “O público vai conseguir acompanhar um skate de alto nível e com certeza a receptividade será muito positiva. O Rio de Janeiro é muito conhecido pelas suas festas e o evento será uma grande celebração do skate”, diz Cezar Gordo.
Com um formato 100% inédito, a pista promete liberar a adrenalina do público e dos skatistas. “O desafio de criar e utilizar obstáculos faz parte da vida do skatista, mas construir uma pista na areia da praia requer uma atenção especial. Começamos mapeando os picos de rua famosos em vídeos e revistas especializadas, na sequência, junto com o time Red Bull visitamos os picos para selecionar quais seriam os escolhidos, e na última etapa conseguimos criar uma conexão entre os picos e o flow da área facilita a utilização e circulação dos(as) convidados(as)”, explica Cezar.