3 de maio de 2024

Revista Qualé cria videocast jornalístico para crianças e jovens

Revista Qualé traz como novidade seu recém-lançado videocast Qualé Cast (Créditos Divulgação Revista Qualé)

Com edições impressas quinzenalmente, revista agora inova com conteúdo especializado também no audiovisual

Pensando em se aproximar ainda mais de seu público, a Revista Qualé criou o videocast Qualé Cast. O objetivo é ampliar os formatos e a oferta de informação de qualidade e adequada à leitura por crianças e jovens. 

Conduzido pelas jornalistas Marcela Ibelli e Katia Calsavara, o videocast irá receber mensalmente convidados, entre crianças e especialistas, para debater temas atuais e curiosidades, em uma linguagem de fácil acesso. 

Com duração de cerca de 30 minutos, o Qualé Cast será divulgado no canal da Qualé no YouTube e nas plataformas de áudio Spotify e Deezer. O primeiro episódio foi lançado no dia 01, e gravado com os leitores Raphael e Lais, de 11 e 9 anos. Contou ainda com a participação de crianças de diferentes escolas do país. 

Alguns dos temas abordados foram o ativismo infantil (matéria de capa da revista impressa, ed. 78) e o uso dos celulares nas escolas. O episódio trouxe também fatos curiosos, como a descoberta de um “peixe-panda” e uma árvore de 350 milhões de anos, além de dicas de livros. Confira a estreia do Qualé Cast neste link.

“A ideia de criar um videocast é incentivar ainda mais o protagonismo jovem, especialmente em temas jornalísticos, auxiliando tanto crianças quanto adolescentes na diferenciação entre o que é fake news e o que é notícia. Além disso, os participantes têm contato com uma primeira experiência no jornalismo, com entrevista e gravação em vídeo”, explica a jornalista Maria Clara Cabral, diretora editorial da revista e supervisora do projeto. 

Sobre a revista Qualé – A revista conta com edições impressas quinzenais e atualizações diárias no site e redes sociais. Foi criada em 2020 com o objetivo de incentivar o senso crítico, o poder de argumentação, a ampliação de vocabulário, o combate às fake news e desinformação, entre outros. Pode ser usada de forma interdisciplinar, como apoio aos projetos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula. Todas as edições contam com fichas e sugestões de atividades, com ideias de como trabalhar os textos jornalísticos com os estudantes de diversas faixas etárias. 

Sobre o Autor