Republicanos e democratas discutem imigração, Biden vê a necessidade de mão de obra estrangeira
Nos últimos anos, temos testemunhado transformações significativas no cenário das migrações, que têm impactos profundos em âmbito global.
O mundo está passando por mudanças demográficas, sociais, políticas e econômicas que têm redefinido as trajetórias migratórias e as interações entre países e culturas.
Uma das principais transformações é a crescente diversidade cultural em diferentes partes do mundo. As pessoas estão se deslocando em busca de melhores oportunidades de trabalho, educação, segurança e qualidade de vida. Isso resultou em comunidades mais diversas e multifacetadas, trazendo consigo uma ampla gama de experiências, perspectivas e talentos, o que contribui para o crescimento e a inovação em diversas áreas.
Outra transformação importante é a crescente interdependência entre as nações. Os desafios globais, como as mudanças climáticas, os conflitos regionais e a instabilidade econômica, têm gerado movimentos migratórios em grande escala.
Para o Vinícius Bicalho, advogado especialista em imigração, “nos Estados Unidos não é diferente. Por ser uma potência econômica e um país de muitas oportunidades, atrai pessoas de diversas partes do mundo”.
A imigração pode ser uma força impulsionadora para o crescimento econômico, a inovação e a diversidade cultural, desde que seja gerida de forma responsável e inclusiva, e o presidente Joe Biden reconhece esse potencial e demonstra que os EUA estão abertos para a imigração legal.
“Hoje, um terço de nossos médicos e quase três quartos de nossos trabalhadores rurais são imigrantes, e muitos mais são trabalhadores essenciais, socorristas e membros do serviço militar.
Os imigrantes possuem aproximadamente um em cada cinco negócios, criam milhões de empregos, pagam centenas de milhões em impostos e gastam ainda mais em produtos americanos. Quase metade de todas as empresas da Fortune 500 foram iniciadas por imigrantes ou seus filhos. Os imigrantes ajudam a fortalecer nossos laços diplomáticos e interpessoais em todo o mundo. É simples: os imigrantes mantêm nossa nação forte e nossa economia crescendo.” – disse Biden em seu discurso ao Congresso americano.
Biden ainda proc“Muitas pessoas nos procuram querendo saber qual o primeiro passo a tomar quando decidem pela mudança para os EUA. Como são mais de 187 tipos de vistos, é necessário identificar, dentro de cada perfil, qual a melhor alternativa imigratória, por isso é muito importante o acompanhamento de um profissional legalizado no país”’ – explica Bicalho. lamou junho de 2023 como o Mês da Herança do Imigrante.