21 de setembro de 2024

Rede Ebserh no Paraná ganha novas instalações e amplia atendimento pelo SUS

Obras e reformas foram custeadas pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, além de verbas do próprio CHC-UFPR

O Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR/Ebserh), vinculado à Rede Ebserh, celebrou, na tarde desta quinta-feira (29), a inauguração do Centro de Simulação Leide Parolin Marinoni; do Centro de Pesquisa Romolo Sandrini Neto; do Serviço de Radioterapia Dirceu Rodrigues; da UTI Cardiológica; e do Serviço de Nefrologia e Cirurgia. As obras das cinco instalações receberam investimentos de R$ 10,3 milhões por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh, e por verbas de custeio do Complexo.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, além de outras autoridades e colaboradores. O dirigente enfatizou a importância da função social que o CHC-UFPR/Ebserh cumpre no Paraná, especialmente na qualidade que os novos espaços representam para a população, estudantes e profissionais. Uma UTI Cardiológica “de ponta e referência”, conforme ressaltou. Também destacou que o serviço de radioterapia para tratamento do câncer e da Unidade de Nefrologia vai permitir a realização de transplantes renais no volume que o estado precisa.

No campo do ensino e pesquisa, o presidente destacou que o Centro de Pesquisa é fundamental para organizar e potencializar a capacidade de produção da pesquisa clínica dentro do Complexo e que o Centro de Simulação reforçará a qualificação dos trabalhadores da saúde formados pela instituição. “Com tudo isso, estamos cumprindo com a formação, a assistência, a pesquisa e a inovação. Nós trabalhamos para que os hospitais universitários sejam reconhecidos como referências fundamentais para o SUS, para atender as necessidades da população”.

Modernização

A superintendente do CHC-UFPR/Ebserh, Claudete Reggiani, destacou os esforços do Complexo, junto aos recursos da Ebserh, em trazer equipamentos de alta tecnologia para os novos locais, em especial aos 10 leitos da UTI Cardiológica com as estativas (sistemas em formato de torre, para tomadas e aparelhos). “Entregar esses espaços para toda a nossa comunidade é muito gratificante. Agradeço a toda a equipe do Hospital. O trabalho de cada um dos profissionais é o que deixa a marca de maior hospital público do Paraná, com a qualidade que um hospital 100% SUS deve oferecer para a comunidade”, concluiu.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, complementou sobre a relevância que o CHC-UFPR/Ebserh desempenha em sua atuação como instituição formadora, ensinando com qualidade residentes e estudantes que por ele passam, bem como no cuidado com os pacientes. “Temos orgulho da eficiência da condução dos nossos serviços, da excelência das nossas instalações e que é, progressivamente, um espaço de trabalho tremendamente humanizado”.

No final da solenidade, houve o descerramento das placas das novas instalações e do Selo Ebserh de Qualidade na categoria bronze, conquistado pelo CHC-UFPR e recebido em janeiro deste ano.

Locais inaugurados

O Centro de Simulação é um ambiente educacional para ensino dos residentes e profissionais, equipado com manequins e simulação virtual dos casos clínicos e cirúrgicos. Já o Centro de Pesquisa conta com quatro ambulatórios para pesquisas clínicas, uma sala de expurgo, uma sala de preparação de medicamentos e infusão, uma sala de guarda de amostras, uma recepção de área administrativa, além de espaço para reuniões e para o Comitê de Ética. O Serviço de Radioterapia, da UTI Cardiológica, de Nefrologia e Cirurgia passaram por reforma para modernização dos espaços e equipamentos. 

Na solenidade foi feita uma homenagem aos três médicos que atuaram como professores da UFPR e profissionais do CHC-UFPR, e que dão nome aos locais inaugurados. Com a presença dos familiares, foram homenageados a Profª. Leide Parolin Marinoni, o Prof. Romolo Sandrini Neto (in memorian) e o Prof. Dirceu Rodrigues (in memorian).

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Optimized by Optimole