Recorde de público e participações técnicas marcam o XXVII SNPTEE em Brasília
Com recorde de público e de expositores, o XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE 2023), realizado pelo CIGRE-Brasil, marca o ano em que a Eletrobras Eletronorte, anfitriã desta edição, completa 50 anos de história. Essa foi a maior edição do evento, que é líder na América Latina e o segundo a nível mundial. Ao longo dos quatro dias de seminário, circularam mais de 5 mil participantes inscritos. O público também pôde acessar a ExpoSNPTEE que contou com mais de 120 marcas nacionais e internacionais representadas nos estandes.
Os 5 mil profissionais presentes representaram 487 empresas de diferentes segmentos e agentes setoriais. Houve 586 apresentações de trabalhos técnicos. O SNPTEE 2023 contou também com a inscrição de mais de 500 estudantes.
Os fóruns especiais promovidos ao longo da programação, como o Fórum de Mulheres, de CEOs e o Fórum Acadêmico, trouxeram suas considerações obtidas a partir dos debates, mirando o futuro do setor elétrico, dentro do contexto das demandas por modernização, diversidade, inovação, digitalização e novas tecnologias, além do tema central, a transição energética.
“A digitalização, sobretudo na distribuição, e a inserção maciça de novas tecnologias como oportunidade para aprimoramento dos sistemas elétricos também são questões relevantes para as lideranças do setor. A regulação terá de avançar com agilidade, para atuar como facilitadora (e não detratora) da inserção de novas fontes e tecnologias e para trazer segurança aos investimentos em P&D. A renovação de concessões é outro ponto central para o futuro da cadeia de geração, transmissão e distribuição de energia.
Há ainda o desafio da qualificação profissional e da falta de mão de obra especializada. Programas de formação e treinamento são prementes para a transferência de conhecimento sobre tecnologias tradicionais e para o desenvolvimento das novas habilidades necessárias atualmente”, destacou o Fórum de CEOs em suas considerações finais.
A anfitriã desta edição do seminário, Eletrobras Eletronorte, representada pelo diretor-presidente Antonio Augusto Pardauil, agradeceu a oportunidade de realizar o SNPTEE, salientando a importância das discussões técnicas para o futuro do setor, com ampla diversidade de participação.
Pardauil fez a entrega de placa trazendo forte simbolismo de Brasília – o ipê amarelo, representando a “passagem de bastão” para o próximo anfitrião do evento, o diretor-presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique de Araújo Neto. O diretor-presidente do CIGRE-Brasil, João Mello, também agradeceu a oportunidade e cumprimentou a Chesf pela realização da próxima edição do SNPTEE, em 2025 em Recife-PE.
Premiação e menção honrosa
Dentre os participantes dos 16 grupos de estudos técnicos temáticos que apresentaram trabalhos inscritos no XXVII SNPTEE, houve a premiação para homenagear as melhores apresentações, com menções honrosas de 1º ao 3º lugar. O momento foi de comemoração e alegria entre os homenageados. O design dos troféus reflete a imagem Brasília, com inspiração nas obras do artista Athos Bulcão, uma das principais referências artísticas da Capital Federal. Cada grupo de estudo também apresentou suas constatações técnicas, que refletem as contribuições dos debates para o avanço do setor elétrico nacional. As apresentações do New Generation Network (NGN) realizadas no seminário por jovens membros do CIGRE também tiveram seu espaço nas homenagens. Este ano, o SNPTEE também bateu recorde de trabalhos inscritos que foram apresentados durante as sessões simultâneas.