Rally das Agroindústrias capacita nove famílias da região noroeste
O projeto Rally das Agroindústrias, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT), com participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Sicredi Dexis, formou nove agroindústrias que toparam um desafio de quatro meses de capacitações para desenvolver seus negócios. A cerimônia de encerramento, com premiação ao final, ocorreu na sede Sicredi Dexis, em Maringá, nesta quinta-feira (16).
De setembro a dezembro de 2023, em oito oficinas, o grupo aprendeu sobre gestão, estratégias competitivas, identificação de diferenciais, tipos de registros, requisitos sanitários, viabilidade, planejamento e outros assuntos importantes para a profissionalização das agroindústrias. Sob a coordenação da extensionista rural em Engenharia de Alimentos do IDR-Paraná, Juliana Bittencourt e colaboração da professora Sandra Schiavi, da UMDT, participaram do Rally desde agroindústrias formalizadas a negócios em fase de regularização. O grupo contou com agroindústria de geleias, pães e iguarias, cachaçarias, doces em conserva, carnes, queijos, mel e desidratados.
Ivone Aguiar Melani, do Sítio São José, participou com a filha Nathália. A família é produtora de antepastos, geleias e tomate seco, por exemplo. “Conseguimos estruturar nossa empresa e aprendemos a pensar a divulgação de forma mais estratégica. Entendemos o valor agregado do nosso produto e o mercado existente”, diz.
O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou que o caminho do sucesso passa pela capacidade de organização. “Que bom ver um grupo se unindo em busca de conhecimento, por meio de um projeto que é resultado do ambiente cooperativo que existe em Maringá.”
O diretor executivo da Sicredi Dexis, Rogério Machado, ressaltou o carinho da cooperativa de crédito pelas agroindústrias. “Fomos fundados por 25 agricultores em 1985, então apoiamos o projeto porque acreditamos nesse público. A agroindústria é uma forma de olhar para o agronegócio de uma maneira diferente.”
Participações e reconhecimento
Pelo desempenho durante o projeto, foram premiados: em terceiro lugar, o Sítio São Francisco (Doutor Camargo); em segundo lugar, Apiários Wal-Luz (Maringá); e em primeira colocação, a agroindústria Queijos Zanetti. Menção honrosa para Pacha Mama Agroecologia (Ibiporã) e para Vó Fina Queijaria Artesanal (Nova Esperança). Completam o grupo de participantes o Sítio São José (Maringá), Sabor Caipira (Itaguajé), Cachaça Alonso (Mandaguari) e Queijos Calvi (Doutor Camargo).