20 de setembro de 2024

Quantidade de programas de afiliados ativos cresce 48,8% no primeiro semestre de 2023

Jogos online, programas financeiros e viagens foram as categorias de maior destaque em performance

Relatório da rede de marketing de afiliados Admitad registrou aumento de 48,8% na quantidade de programas de afiliados ativos na rede, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de afiliados registrados na rede também teve um aumento de 5%. Estes dados indicam um crescimento significativo e contínuo do envolvimento de afiliados nas estratégias de marketing digital.


Neste contexto, os programas de afiliados foram importantes para a expectativa de vendas. De acordo com a ABComm, a expectativa de crescimento das vendas pela internet é de 9,5% este ano, atingindo a receita de R$ 186 bilhões em 2023. Mesmo assim, apesar da projeção otimista, o e-commerce brasileiro enfrentou um primeiro semestre com queda de 4,5% no tráfego de usuários, indo de 2,43 bilhões de acessos por mês para 2,32 bilhões, segundo o relatório setorial produzido pela Conversion.


De acordo com Admitad, as categorias de jogos online, programas financeiros e viagens foram as que apresentaram melhor desempenho em volume de pedidos durante o período, aumentando 174,44%, 82,41% e 20,31%, respectivamente.

No segmento de finanças, o crescimento foi muito impulsionado pelas campanhas de cartões de crédito, que apresentaram um aumento de 47%, e pelos empréstimos, com um crescimento de 13%. Na seção de games, se destacaram as campanhas para jogos de console e PC, que tiveram um crescimento de 76%, e para jogos de navegador, com um aumento de 87%. Já no segmento de viagens, as passagens aéreas foram as principais responsáveis pelo crescimento, apresentando um aumento de 167%, seguidas pelas reservas de hotéis, com um crescimento de 88%.


Embora a categoria geral de lojas online não tenha apresentado um crescimento significativo, algumas subcategorias se destacaram, como móveis e utensílios domésticos e brinquedos. Por fim, a maior queda foi observada na categoria de marketplaces, com uma diminuição de 4,44% no volume de pedidos, e uma redução no ticket médio, que atingiu o valor de R$ 110 neste primeiro semestre de 2023.

O crescimento das vendas em relação ao ano anterior foi impulsionado por várias fontes de tráfego. Destacam-se os sites comparadores de preços, que tiveram um aumento de 38,17%. O tráfego via aplicativo mobile também teve um crescimento de 105,20%. Além disso, as lojas afiliadas registraram um aumento de 140,63%.


A Admitad também destaca algumas subcategorias de programas de afiliados que não apresentaram resultados no ano anterior e que estão sendo promovidas exponencialmente neste período. Dentre elas, estão sites de busca de passagens aéreas, acessórios para carros e bicicletas, serviços de transporte e itens de luxo.

Sobre a Admitad

Admitad é uma das líderes globais em soluções de marketing de performance, com sede em Neckarsulm, Alemanha. A empresa oferece uma variedade de serviços de monetização e parceria para anunciantes, afiliados e influenciadores de todos os tamanhos. A Admitad lista mensurabilidade, transparência e imparcialidade no topo de suas prioridades, trabalhando em mais de 20 mercados no mundo, com mais de 30 mil anunciantes e mais de 100 mil afiliados ativos, incluindo AliExpress, Uol, TAP Airlines, Eset, Maxmilhas, Itaú, Rayban, Adidas e outros. Atualmente, conta com escritórios em mais de 10 países, incluindo Alemanha, EUA, Polônia, Brasil, México, Índia e Emirados Árabes Unidos.

Optimized by Optimole